Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PP e PT trabalham para viabilizar chapa única na Alepi, afirma Assis

Juntos os partidos somam 10 cadeiras na Assembleia Legislativa, o que pode definir o cenário da eleição.

04/12/2018 08:18

O presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), deputado federal Assis Carvalho, em entrevista ao Jornal O Dia, reafirmou o alinhamento da sigla com o Progressistas (PP) na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Unidos, os partidos querem chegar a um nome de consenso entre os partidos aliados na escolha da nova mesa diretora da casa. 

“O PT vai avaliar, não vai bater o pé em nada, mas não abre mão de ser protagonista, ao lado do PP, que são os dois partidos mais votados na última eleição. Por isso, estamos discutindo, respeitando todos os outros partidos que queiram fazer parte deste campo. Sonhamos até de ter chapa única, é a nossa esperança”, comenta o petista. 

Foto: Elias Fontenele/O DIA

No entanto, o atual presidente da Casa, Themístocles Filho (MDB), garante que disputará a reeleição ao cargo, que já ocupa desde 2005. Por sua vez, Assis questiona a postura do emedebista, mas aguarda por um entendimento dentro do MDB para um consenso com os demais partidos da base governista. 

“Em uma casa de iguais, você não pode ficar duas décadas com uma única pessoa, pois se passa a ideia de que todo mundo no Piauí é incompetente, isso não pode acontecer. Não se trata de oposição a A ou a B, é uma posição que estamos firmando. Queremos que o MDB, no qual temos um bom diálogo com vários parlamentares, construam conosco uma chapa única”, ressalta o líder petista.

2020 

Embora reconheça que o PT tenha intenção de disputar a Prefeitura de Teresina nas eleições municipais de 2020, Assis Carvalho ressalta que o partido ainda não discutiu o assunto internamente. “O PT, enquanto instância partidária, vai se reunir e fazer os debates. Não tenho condições de emitir qualquer posição. Só posso fazer isso depois que meu partido me autorizar. Quando falo da Assembleia é porque tenho uma posição do meu partido, que me foi delegada, mas sobre as eleições de 2020 ainda não tivemos nenhum debate”, finaliza.

Edição: Adriana Magalhães
Por: Lucas Albano
Mais sobre: