Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí: Wellington Dias anuncia que pode comprar Coronavac caso Ministério se omita

A informação foi divulgada em seu perfil oficial no Twitter nesta quinta-feira (28).

29/01/2021 10:59

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT) , usou suas redes sociais nesta quinta-feira (28) para anunciar que pode comprar vacinas da Coronavac para o Estado, caso o Ministério da Saúde não feche a aquisição de outras 54 milhões de doses para os estados cumprirem com o Plano Nacional de Imunização.

“Não é razoável que o país fique sem vacina, tendo a possibilidade, via Butantã, de termos mais doses. Se isso não acontecer, irei comprar as vacinas para o Piauí”, escreveu.

O chefe do executivo estadual alegou ainda que não se pode banalizar o novo coronavírus e que o objetivo é vacinar todos os piauienses. “Não podemos banalizar esta doença séria que tem tirado a vida de muitos brasileiros e brasileiras”.

Dias já havia sinalizado que os chefes dos Executivos Estaduais irão comprar os imunizantes se for necessário. A compra, seria realizada por meio do Ministério da Saúde. No entanto, ele não deu detalhes sobre a possibilidade da compra, como prazos para se reunir com o Butantan e quanto devem custar os 54 milhões de doses da CoronaVac.   

Ampliação de leitos

Ontem, a Secretaria de Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) anunciou a ampliação do número de leitos para o atendimento da Covid-19 no Estado. Segundo o Governo, 30 leitos de UTI estão sendo ampliados para atender à população, sendo 10 no Hospital Getúlio Vargas, 10 no Hospital Natan Portela e outros 10 no Hospital da Polícia Militar.

A Sesapi está dialogando também com a iniciativa privada para locação de leitos, caso haja necessidade. No interior do Estado, por exemplo, o aumento de leitos está acontecendo de acordo com o aumento no número de casos. Os leitos de Terapia Intensiva na capital estão com 74,9% de ocupação e no interior, a ocupação de leitos de UTI é de 51,5%.

Mais sobre: