Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí terá o dobro de mulheres na Câmara Federal em 2019

Das dez vagas em disputa, quatro foram conquistadas por candidatas, um crescimento de 100% em relação ao último pleito.

08/10/2018 17:27

O resultado das urnas revelou um aumento no número de mulheres que irão ocupar as cadeiras piauienses na Câmara Federal. Das dez vagas em disputa, quatro foram conquistadas por candidatas, um crescimento de 100% em relação ao último pleito, quando apenas duas obtiveram êxito no sufrágio.

Duas deputadas que já exerciam mandato, Rejane Dias (PT) e Iracema Portela (PP), foram reeleitas com votações expressivas. Entre todos os candidatos que participaram da disputa, a petista foi a quem obteve o maior número dos votos válidos, pouco mais de 136 mil (7,76%), enquanto a progressista angariou 95,5 mil votos (5,39%), sexto maior índice.

A deputada federal Rejane Dias foi reeleita. (Foto: Arquivo O Dia)

As duas novidades são Margarete Coelho (PP) e Dra Marina (PTC). A ex-deputada estadual e atual vice-governadora conquistou 4,27% dos votos válidos, sétimo maior percentual entre todos os candidatos, enquanto a médica, estreante em eleições, alcançou 3,96% de todos os votos para o cargo.

Além de comemorar a conquista do seu segundo mandato seguido, a deputada Iracema Portela ratificou a importância no aumento do Piauí aumentar a quantidade de mulheres ocupando cadeiras na Câmara Federal. 

“É excepcional isso. Nós precisamos cada vez mais de mulheres na política, porque somos a maioria do eleitorado e maioria da população, então é importante que as mulheres sejam bem representadas a nível federal”, comenta a parlamentar reeleita.


Edição: João Magalhães
Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: