Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí tem nove nomes confirmados para concorrer ao Governo

A reportagem de O Dia fez um breve perfil daqueles que devem disputar o pleito em outubro. Nomes ainda serão homologados pelo TRE.

06/08/2018 13:47

Nove candidatos tiveram seus nomes confirmados nas convenções partidárias para concorrer ao Governo do Piauí nas eleições do dia 07 de outubro. O próximo passo é o registro das candidaturas por parte dos candidatos junto ao Tribunal Regional Eleitoral. Isso deve ser feito até o dia 15 de agosto, e no dia seguinte, caso os nomes sejam homologados, se inicia a campanha de rua.

Conheça os perfis dos nove candidatos ao Governo do Piauí:

Dr. Pessoa

José Pessoa Leal, mais conhecido na vida política como Dr. Pessoa, é médico e natural de Água Branca. Em 1970, ingressou na Faculdade de Medicina de Teresópolis, onde se formou médico. O parlamentar também já foi diretor de Urgência e Emergência do Hospital Getúlio Vargas. Inicialmente filiado ao MDB, Dr. Pessoa foi candidato a prefeito de Água Branca em 1988, e a prefeito de Lagoinha em 1998. Em 1990, disputou sua primeira eleição para deputado estadual, quando era filiado ao PDS.

Foi eleito vereador de Teresina em 2000 pelo PPS e reeleito em 2004 e 2008 pelo PDT. Depois de ingressar n PSD, conquistou um novo mandato como vereador em 2012 e foi eleito deputado estadual em 2014. Em 2016, Dr. Pessoa concorreu à Prefeitura de Teresina, mas foi derrotado pelo prefeito Firmino Filho. Atualmente, o parlamentar e candidato é filiado ao Solidariedade. O parlamentar encabeça a chapa que também é formada por Vanessa Tapety (PTC), como vice-governadora, Frank Aguiar (PRB) e Marcus Vinicius (PTC), ambos na disputa pelo Senado Federal.

Elmano Férrer

Elmano Férrer de Almeida nasceu em Lavras de Mangabeira, Ceará, em 1942 e mudou-se para Teresina em 1966, aos 24 anos. Férrer é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Ceará, e advogado formado pela Universidade Federal do Piauí.

Servidor público de carreira, ele já foi Secretário de Planejamento do Piauí, presidente do Conselho Diretor do Centro de Apoio a Pequenos Empreendimentos, diretor da Embrapa-PI, assessor do Conselho Deliberativo do Sebrae, técnico da Sudene, secretário de Turismo do Estado e foi eleito vice-prefeito de Teresina em 2008, tendo assumido o cargo em 31 de março.

Elmano tentou a reeleição como prefeito em 2012, sendo derrotado por Firmino Filho. Em 2014, ele venceu o pleito para senador e exerceu o mandato até o último mês de julho, quando se licenciou para concorrer ao Governo do Estado. Teve sua candidatura oficializada pelo Podemos.

Fábio Sérvio

Fábio Sérvio é empresário, publicitário e jornalista e atua no ramo da Comunicação no Estado. Esta é a primeira vez que concorre em uma eleição. Filiado ao PSL, Fábio Sérvio lançou sua candidatura a governador do Piauí tendo como vice na chapa o nome de Carlos Pinho, do Pros.

Luciane Santos

Luciane Santos é a candidata ao Governo do Estado pelo PSTU, que vai concorrer nas eleições com chapa pura. Professora de Ensino Fundamental, Luciane é militante em defesa da classe trabalhadora, das mulheres e do direito à moradia. Ela já foi candidata à Prefeitura de Teresina nas eleições municipais de 2016, tendo recebido 2.745 votos.

Luciano Nunes

Luciano Nunes Santos Filho é natural de Oeiras e formou-se em Direito e 2001, sendo pós-graduado em Direito Administrativo e mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Em 2001, filiou-se ao PSDB e entrou para a vida política em 2002, quando se elegeu deputado estadual com apenas 24 anos.

O candidato tucano conseguiu a reeleição para a Alepi em 2006, tendo exercido também os cargos de secretário da Executiva Estadual do PSDB e de presidente do Diretório Estadual da sigla por dois mandatos. Luciano Nunes já assumiu a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos na gestão de Sílvio Mendes e, em 2013, ocupou o cargo de secretário municipal de Governo da gestão do atual prefeito, Firmino Filho. Em 2015, o candidato também presidiu a Fundação Municipal de Saúde.

Luciano Nunes está em seu quarto mandato como deputado estadual e foi lançado candidato ao governo na chapa formada pelo PSDB, PSB e DEM, tendo como vice a delegada Cassandra Moraes Sousa.

Romualdo Seno

Romualdo Seno é advogado, filiado ao PSDC e atualmente é presidente da sigla a nível estadual.  Esta também é a primeira vez que o candidato disputa uma eleição para governador do Piauí.

Sueli Rodrigues

Maria Sueli Rodrigues é professora da Universidade Federal do Piauí e tem um histórico de lutas em defesa da universidade pública. Advogada e professora de Direito, ela tem mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente e doutorado em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília. Sueli Rodrigues foi confirmada como candidata pelo PSol, tendo como vice Francisco José da Silva.

Valter Alencar Rebelo

Valter Alencar Rebelo é formado em direito pela Universidade de Fortaleza, especialista em Direito Eleitoral e Constitucional e doutor em Direito Processual pela Universidad de Salamanca. Entre 2000 e 2005, foi procurador chefe do Detran-PI e entre 2005 e 2006, foi conselheiro jurídico da Telemar Norte Leste.Durante seis anos, de 2008 a 2014, Valter Rebelo foi desembargador do TER-PI. Filiado ao PSC, esta também é a primeira vez que ele concorre em uma eleição.

Wellington Dias

Natural de Oeiras, Wellington Dias entrou na vida política em 1992, quando foi eleito vereador de Teresina, e acabou senso eleito deputado estadual em 1994. Ainda em 94, Dias chegou à presidência regional do PT . Em 1998, venceu a eleição para deputado federal e em 2000 concorreu nas eleições para prefeito de Teresina.

No ano de 2002, Wellington Dias foi eleito governador do Estado e se reelegeu em 2006. Em 2010, após ter renunciado, concorreu nas eleições para o senado. Em 2014, foi reeleito governador para seu terceiro mandado. Agora, em 2018, Wellington Dias tenta conseguir seu quarto mandado, em uma chapa formada com o MDB e o PP, tendo Regina Sousa como vice.

Após homologação, candidatos precisam registrar suas candidaturas na Justiça Eleitoral

Após a homologação dos candidatos que irão disputar as eleições de outubro em convenção, os partidos políticos e coligações precisam requerer, até o próximo dia 15 de agosto, os registros de candidaturas à Justiça Eleitoral. Para estarem aptos à disputa, todos os candidatos não podem incorrer em nenhuma das causas de inelegibilidade estipulados na legislação eleitoral.

Ao todo, o Piauí homologou sete candidaturas ao governo do estado - Wellington Dias (PT), Luciano Nunes (PSDB), Dr Pessoa (Solidariedade), Elmano Férrer (Podemos), Luciane Santos (PSTU), Sueli Rodrigues (Psol), Walter Alencar (PSC), Fábio Sérvio (PSL) e Romualdo Sena (DC) - que devem requerer o registro ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Além deles, os candidatos ao parlamento estadual e federal também precisam efetuar o procedimento.

Apesar de todos os nomes oficializados pelas convenções partidárias o cenário pode ser alterado, já que, no prazo de cinco dias a se contar a partir da publicação do edital relativo ao pedido de registro, podem ser impugnadas pela Justiça Eleitoral, que só após isso publicará no Diário de Justiça Eletrônico (DJe) a relação dos nomes dos candidatos e suas respectivas números numerações.

Caso o partido político ou a coligação não solicite o registro dos candidatos escolhidos durante a convenção, estes poderão fazê-lo no prazo máximo de 48 horas seguintes à publicação da lista dos candidatos pelo tribunal eleitoral competente, apresentando o formulário Requerimento de Registro de Candidatura Individual (RRCI) juntamente com os documentos requeridos.

Por: Breno Cavalcante e Maria Clara Estrêla
Mais sobre: