Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Para evitar invasão de hackers, TRE "œdesliga" internet a partir das 18h

O procedimento, na verdade, consiste na separação entre a rede intranet e internet, de modo que as páginas sejam acessadas apenas pela rede interna

06/10/2018 12:23


O presidente do TRE, Sebastião Ribeiro Martins, diz que a medida é uma determinação do TSE (Foto: Elias Fontinele/ODIA)

Para que a eleição e a apuração do resultado das eleições deste domingo (7) ocorra sem nenhum tipo de ameaça, como a invasão de hackers, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orientou os TREs de todo o país a fazer um procedimento de separação entre a internet e a rede interna hoje (6) a partir das 18h. Nos tribunais, o acesso a algumas páginas só ocorrerá a partir da intranet, que é uma rede interna que conecta tribunais regionais e o TSE.

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PI, Rosenberg Maia, explica que a medida é uma proteção.

“A internet não é desligada, é apenas separada da rede interna. Nós temos duas redes, que a gente chama internet, que é a rede mundial de computadores, e a rede interna. Existe a internet, a pessoa pode acessar o site do TSE e consultar alguns serviços, todos não estarão disponíveis, apenas aqueles essenciais para o funcionamento da eleição”, explica.

Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, a ideia é dificultar essa invasão para que ela não aconteça.

“Pra evitar hackers, o Tribunal Superior Eleitoral determinou a todos os tribunais a desligar a internet. Ficará funcionando apenas a intranet. Está comprovado que em toda eleição, na véspera, existem ataques virtuais para inutilizar o site do TSE. Existe a informação de que até gente de fora do país tentará entrar [no sistema]”, esclarece.

Por: Ananda Oliveira
Mais sobre: