Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Oito deputados do PI confirmam presença em sessão de julgamento de Cunha

A bancada do Estado é formada por 10 deputados federais. Mainha (PP) e Marcelo Castro (PMDB) ainda está 'a confirmar' se estarão ou não na sessão.

09/09/2016 17:13

Um levantamento realizado pelo site Congresso em Foco mostrou que apenas 187, dos 513 deputados federais, confirmaram presença na sessão que vai votar a cassação de Eduardo Cunha (PMDB), marcada para o meio dia da próxima segunda-feira (12). Entre os piauienses, oito garantiram que estarão presentes. A bancada do estado é formada por 10 deputados federais.

Uma das estratégias dos aliados para evitar a cassação de Cunha é esvaziar a sessão. Parte dos peemedebistas analisa a alternativa de faltar à Câmara para tentar derrubar a votação por falta de quórum e forçar o adiamento para depois das eleições. Caso isso não seja possível, outra ideia é trocar a pena de perda de mandato pela suspensão temporária, de 90 dias ou até seis meses.

Acusado de omitir a existência de contas no exterior em depoimento à CPI da Petrobras, o deputados seria cassado com 257 votos.

Ao Congresso em Foco, confirmaram presença na sessão os deputados piauienses Assis Carvalho (PT), Átila Lita (PSB) e Paes Landim (PTB). Ao Portal O DIA, a deputada Iracema Portela (PP) e os deputados Júlio César (PSD), Rodrigo Martins (PSB), Silas Freire (PR) e Heráclito Fortes (PSB) afirmaram que participarão. Está ainda a confirmar os deputados Mainha (PP), Marcelo Castro (PMDB).

Os deputados do Psol e do PCdoB foram os únicos que garantiram integralmente estarem na sessão.

Por: Nayara Felizardo
Mais sobre: