Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Wellington Dias rebate Queiroga e diz que Brasil já perdeu tempo demais na vacinação

Para o governador do Piauí e presidente do Fórum Nacional de Governadores, o país não vai aguentar até terminar a imunização somente em dezembro, como afirmou o ministro da Saúde.

02/05/2021 13:40

O governador Wellington Dias, do Piauí e também coordenador do Fórum Nacional de Governadores, rebateu a fala do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que afirmou que todos os brasileiros serão vacinados contra a covid-19 até dezembro deste ano. Em entrevista veiculada pela Uol, Dias disse que o Brasil não aguentará esperar todo esse tempo e que o país já perdeu muito tempo no que toca à campanha de imunização.


Leia também: Covid-19: idosos de 63 anos são vacinados neste domingo (02); veja pontos


"O Brasil já perdeu tempo demais na imunização do nosso povo. Países nas condições de laboratórios como o Brasil estão completando a imunização do seu povo neste mês de maio a junho. O que falta mesmo é vacina e não vamos nos conformar em esperar esta meta, o país não aguenta", disparou o governador Wellington Dias.


O governador rebateu uma fala recente do ministro Marcelo Queiroga - Foto: O Dia

De acordo com a reportagem, o Fórum Nacional de Governadores trabalhará pela imunização de cerca de 70% ou mais da população brasileira até julho ou agosto. Este é o patamar de imunização considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o ideal para que a covid-19 comece a desacelerar em sua disseminação. Hoje, o Brasil conta com mais de 31 milhões de pessoas vacinadas com ao menos uma dose, o que corresponde a 14,95% da população. Já a parcela de imunizados com a segunda dose somam mais de 15 mil ou 7,4%.

De acordo com o painel Monitora Covid, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Brasil deve demorar 526 dias, ou seja, um ano e quatro meses, para imunizar toda sua população acima de 18 anos com a primeira dose. Já com relação à vacinação total com a segunda dose, ela deve demorar 872 dias, ou seja, dois anos e três meses aproximadamente. A estimativa da Fiocruz leva em consideração a média de vacinas aplicadas por dia em todos os estados brasileiros.


Leia também: Covid-19: chega ao Piauí mais 71 mil doses para vacinação de idosos


Situação no Piauí

No Piauí, a situação é semelhante à do restante do Brasil no que respeita à velocidade da vacinação. De acordo com o monitor da Fiocruz, o Estado deve demorar 574 dias, ou seja, um ano e seis meses, para vacinar toda sua população acima de 18 anos com a primeira dose dos imunizantes contra a covid-19. Para a segunda dose, essa imunização em massa deve ser concluída somente em 902 dias, ou seja, em dois anos e cinco meses.

Quanto à evolução da vacinação, o Piauí já aplicou, segundo o vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), 416.576 doses da vacina em 1ª dose, e 212.430 da 2ª dose.

Por: Com informações da Uol
Mais sobre: