Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Novos eleitos para Câmara pertencem a famílias com tradição política

Os quatro novos integrantes da bancada federal são de famílias que já ocuparam cargos eletivos no estado.

09/10/2018 08:50

O índice de renovação dos deputados piauienses na Câmara Federal foi de 40% nas eleições deste ano, ou seja, dos dez parlamentares quatro irão exercer o cargo pela primeira vez, no entanto, todos possuem vínculos com famílias tradicionais na política estadual.

Entre eles está Marcos Aurélio Sampaio (MDB), eleito com 72.200 votos, filho de Themístocles Filho (MDB), deputado estadual há 28 anos e que ocupa a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desde 2005.

Outra novidade no legislativo federal, Dra. Marina (PTC) é esposa de Marcus Vinicius (PTC), que foi prefeito, por duas vezes, do município piauiense de Novo Oriente. Além disso, a mãe da deputada federal eleita é ex-prefeita de Francisco Santos e o pai, já falecido, exerceu o cargo de deputado estadual e prefeito de Santo Antônio de Lisboa. Além disso, a sogra de Dra. Marina ocupa atualmente a Prefeitura de Valença.

Já Margarete Coelho (PP), ex-deputada estadual e atual vice-governadora, é casada com Marcelo Coelho (PP), ex-deputado e ex-secretário no governo de Freitas Neto. Já Flávio Nogueira (PDT) tem um longo histórico de atuação política, tendo sido parlamentar estadual e chegou a exercer interinamente o mandato de deputado federal. O filho dele é deputado estadual desde 2011.

Edição: João Magalhães
Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: