Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Nova onda: governadores propõem observatório para monitorar evolução da Covid

Dados apontam que 16 Estados estão com índice de transmissão acima de 1, o que requer atenção

02/06/2021 10:55

Durante reunião dos governadores do Brasil, realizada nesta terça-feira (1º), os gestores estaduais demonstraram preocupação com a transmissibilidade do coronavírus no Brasil. Dados apresentados durante o encontro apontam que 16 Estados estão com índice de transmissão acima de 1, o que requer atenção.


Leia também: Piauí recebe mais 96 mil doses de vacina contra Covid-19 esta semana 
Diante disso, o Fórum dos Governadores vai acionar os conselhos de secretários estaduais e municipais de Saúde para montar uma espécie de observatório da chamada “nova onda”. Os órgãos técnicos ficarão encarregados de repassar informações quanto ao panorama da doença nos próximos dias. Dependendo da evolução, os estados podem tomar medidas restritivas conjuntas.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT) tratou de alternativas para ampliar e acelerar a imunização contra a Covid-19 no Brasil. Dias anunciou a busca de entendimentos com a embaixada da China, visando à antecipação de 30 milhões de doses de vacinas importadas da China até o mês de setembro.

(Foto: Divulgação/Secom)

A curto prazo, a meta é liberar sete mil litros do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para fabricação de 12 milhões de doses da Coronavac no Brasil. “A perspectiva é garantir o cronograma com da Fiocruz, com o Butantan e também antecipar mais doses prontas ou IFA. Queremos, pelo menos, 30 milhões de doses a mais até setembro”, declarou Dias.

Segundo projeção do governador, no ritmo atual, a perspectiva é que o Brasil alcance em setembro deste ano, 70 milhões de pessoas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 40 milhões de brasileiros imunizados com as duas doses.

No encontro, também ficou definida uma proposta de agenda com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para tratar da autorização para testagem de Ingredientes Farmacêuticos Ativos produzidos no Brasil. Os governadores seguem buscando vacinas autorizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em países como Estados Unidos, Rússia, Índia e Reino Unido.

Mais sobre: