Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

No retorno da sessões presenciais, vereadores de Teresina aprovaram LDO 2021

Executivo municipal estima cerca de 648,5 milhões em investimentos para o próximo ano

08/07/2020 12:04

A Câmara Municipal de Teresina (CMT) voltou a realizar, nesta quarta-feira (8), sessões plenárias presenciais. Na oportunidade, em que concluíram a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2021, que traça todas as metas de despesas e investimentos da cidade para o próximo ano.

Câmara Municipal de Teresina (Foto: Arquivo/ODIA)

Relatora e líder do prefeito na casa legislativa, a vereadora Graça Amorim (Progressistas), explica que houveram poucas modificações no texto encaminhado à CMT pelo poder Executivo, que estima cerca de 648,5 milhões em investimentos públicos para o próximo ano.

“A prefeitura vem se preparando e buscando empréstimos internos e externos, para que a gente possa retornar não só as obras, mas toda a economia, que vai dar um apoio muito grande. Temos ações na saúde, mobilidade e várias outras áreas, pois geralmente a prefeitura dá continuidade às obras”, pontuou a parlamentar.

Graça Amorim (Foto: Divulgação/Ascom)

Líder da oposição, o vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), faz ressalvas à diretriz orçamentária aprovada para o ano subsequente pois, segundo ele, quase sempre não é cumprida pelo prefeito Firmino Filho (PSDB), que está no seu último ano de governo.

“Espero que o próximo gestor de Teresina não saia do ninho tucano, que é autoritário e cumpre muito pouco a transparência e as metas, quando não fica muito aquém do desafio que a cidade precisa”, disse o petista, reiterando ainda os impactos que a crise sanitária do novo coronavírus (Covid-19) no orçamento municipal. 

Dudu (Foto: Arquivo/ODIA)

Em virtude da pandemia, que paralisou vários segmentos da economia local, Teresina vem registrando queda em não apenas da sua arrecadação tributárias, mas também de transferências federais, como é o caso dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Apesar disso, Amorim garante que a prefeitura tem tomados todas as medidas para assegurar o cumprimento da LDO

Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: