Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

No Piauí, mais de 300 candidatos são considerados inaptos pela Justiça Eleitoral

Esse número ainda pode aumentar, haja vista que, faltando apenas 10 dias para o pleito, 79 candidatos ainda aguardam julgamento.

05/11/2020 16:13

Dos 10.653 pedidos de candidaturas registrados no Piauí, 315 são consideradas inaptas para disputar as eleições municipais deste ano. É o que aponta do Divulgacand, ferramenta responsável pelas estatísticas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral. Os dados são desta quinta-feira (05).


Leia mais: Eleições 2020: saiba o que é permitido e o que é proibido no dia da votação 

Segundo o levantamento feito pelo Portal O Dia, esse número ainda pode aumentar, haja vista que, faltando apenas 10 dias para o pleito, 79 candidatos ainda aguardam julgamento junto à Justiça Eleitoral.

 (Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil)

Entre os motivos para a inaptidão das candidaturas, estão: candidato que não reuniu as condições necessárias para o deferimento do registro de candidatura ou que está vinculado a DRAP indeferido, com pedido já julgado pela Justiça Eleitoral (143 candidaturas); candidato que desistiu de concorrer ao cargo e cuja renúncia já se encontra homologada pelo juiz eleitoral (139 candidaturas); candidato que teve seu registro cancelado pelo partido até a data da eleição, em decorrência de expulsão (22 candidaturas); candidato cujo pedido de registro não será apreciado pelo juiz eleitoral (10 candidaturas); candidato falecido (uma candidatura).

 Do total de 315 candidaturas inaptas, 256 disputariam o cargo de vereador, 31 para vice-prefeito e 28 a prefeito. Já entre os partidos com maior número de candidatos inaptos estão o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Social Democrático (PSD), Progressistas (PP) e Partido dos Trabalhadores (PT), respectivamente.

De acordo com o TSE, os motivos da cassação e indeferimento mais frequentes incluem ausência de requisito de registro (79%), Indeferimento de partido ou coligação (9,2%), Ficha limpa (8,6%) e partido invalidado (2,4%).

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: