Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mulheres receberam apenas 13% dos votos para Assembleia Legislativa

No Piauí, número de candidaturas para deputada estadual seguiu a cota mínima de 30% determinada pela legislação eleitoral.

16/10/2018 07:25

No universo de 219 candidaturas ao legislativo estadual neste último pleito, 70 eram de mulheres, ou seja, apenas para garantir a cota mínima de 30% de mulheres candidatas. Não bastasse a desigualdade numérica, a disparidade também pode ser observada na apuração das urnas, já que segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elas obtiveram juntas, eleitas e não eleitas, 239.720 votos, pouco mais de 13% do total dos 1.816.803 válidos.

Do quadro geral, apenas Lucy Soares (PP), Janaína Marques (PTB), Flora Izabel (PT) e Teresa Britto (PV) conseguiram se eleger. Juntas, elas somaram 147.889 votos, no entanto, as demais 26 vagas foram preenchidas por candidatos homens. Considerando só as candidatas que não tiveram sucesso no pleito, o número de votos não passa de 91.831.

Vale ressaltar que neste percentual estão incluídos os 275 votos de Safira Bengell (PSDB), única candidata trans piauiense nestas eleições. Por outro lado, a votação de Sara Mendes (REDE) não foram somadas ao total apontado anteriormente, tendo em vista que sua candidatura foi indeferida pela Justiça Eleitoral e aguarda recurso.

A legislação obriga atualmente que partidos e coligações tenham no mínimo 30% de mulheres como candidatas. A cota busca incentivar a participação da mulher na política. No entanto, vários partidos colocam em prática a medida de lançar candidaturas femininas nas eleições, mas não destinarem recursos para que elas façam campanha.

Edição: João Magalhães
Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: