Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

MP-PI abre inquérito para apurar irregularidade em licitação de prefeitura

Promotoria Regional em São Raimundo Nonato quer saber por que prefeitura adquiriu produtos com valores muito acima dos praticados no mercado.

09/06/2018 16:08

O Ministério Público do Estado do Piauí determinou a instauração de um inquérito civil contra a prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro e Silva, a secretária de Administração e Finanças, Nailer Gonçalves de Castro, e o presidente da Comissão de Licitação e Pregoeiro do mesmo município, Tiago Oliveira e Silva, a fim de apurar supostas irregularidades e atos de improbidade administrativa relativos a um procedimento licitatório para aquisição de suprimentos e materiais de informática.


O promotor Vando da Silva Marques (Foto: Ascom MP-PI)


A instauração do inquérito civil nº 24/2018 foi determinada pelo promotor de Justiça Vando da Silva Marques, titular da Promotoria Regional em São Raimundo Nonato. Ele identificou que a prefeitura da cidade adquiriu produtos com valores muito acima dos normais.

Segundo o promotor, a licitação em questão, que possui valor total de R$ 1.439.839,28, apresenta uma desproporcionalidade no uso de verbas públicas, e não demonstra a real necessidade da contratação de tais equipamentos e suprimentos para o funcionamento da Prefeitura.

O inquérito recomendou a suspensão imediata do procedimento licitatório, o que já foi acatado pela prefeita Carmelita. 

Mas o MP-PI também exigiu que a Prefeitura de São Raimundo Nonato encaminhe, no prazo de dez dias, cópias da licitação, informando os motivos pelos quais houve uma diminuição dos valores de alguns itens.

O promotor de Justiça também quer que a prefeitura explique por que mesmo após a publicação de uma nova planilha, com os supostos valores adequados, ainda assim alguns itens apresentaram preços elevados, em comparação com os praticados no mercado.

Por fim, a prefeita Carmelita Castro, a secretária Nailer Gonçalves e o presidente da Comissão de Licitação, Tiago Oliveira, foram notificados a prestar declarações das supostas irregularidades.

Os gestores devem comparecer à Promotoria Regional de São Raimundo Nonato no dia 27 de junho, às 9 horas.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: