Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Montezuma, Dr. Pessoa e Fábio Abreu empatam na disputa pela Prefeitura

A pesquisa ouviu 800 eleitores, das zonas urbana e rural e está registrada com número 04294/2020.

21/10/2020 06:30

Três candidatos à Prefeitura de Teresina estão tecnicamente empatados. Os dados estão na terceira pesquisa do Instituto Data O DIA que acompanha a corrida pelo comando do Palácio da Cidade nestas eleições 2020. Registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número PI04294/2020, a pesquisa mostra que os candidatos Kléber Montezuma (PSDB), com 22,53%; Dr. Pessoa (MDB) com 21,90% e Fábio Abreu (PL), com 19,77%. Como a margem de erro da pesquisa é de 4,12% para mais ou para menos, os três empatam dentro dessa variação. 

Logo em seguida, em quarto lugar, está o candidato do Partido dos Trabalhadores, Fábio Novo, com 5,76%. Em quinto lugar surge o nome de Gessy Fonseca (PSC), que aparece com 0,88%; seguida por Major Diego Melo (Patriota), com 0,75%, mesmo percentual de Simone Pereira (PSD). O candidato do Pros, Fábio Sérvio, aparece com 0,38% na pesquisa, seguido por Pedro Laurentino (UP), com 0,13%, mesmo percentual de Mário Rogério (Cidadania) e Lourdes Melo (PCO). Os candidatos do PSTU, Gervásio Santos, e do PSOL, Lucineide Barros, não foram citados nas respostas. 

O percentual de eleitores que ainda não sabem em quem votar ou não quiseram responder, foi de 26,91%. 

A pesquisa do Instituto Data O DIA ouviu 800 pessoas, com 16 anos ou mais, nos dias 14 e 15 de outubro, nas zonas urbana e rural de Teresina. O coeficiente de confiança é de 90% e a amostragem segue critérios proporcionais de sexo, idade, grau de instrução, renda e área a ser pesquisada. A pesquisa foi contratada pela Agência O DIA. 

Data O DIA ouviu teresinenses sobre cenários de confronto direto entre os quatro candidatos mais bem colocados 

Fábio Abreu x Kléber Montezuma 

No primeiro cenário de confronto direto apresentado pelo Instituto Data O DIA, disputam a Prefeitura de Teresina Fábio Abreu (PL) e Kléber Montezuma (PSDB). De acordo com as respostas dos entrevistados, o candidato do PL aparece numericamente à frente do tucano. Fábio Abreu, que é deputado federal e comandou a Secretaria de Estado da Segurança Pública, têm 30,66%. Já Montezuma, candidato do atual prefeito Firmino Filho (PSDB) e ex-secretário de Educação da Capital, têm 26,78%. O percentual de eleitores que não souberam ou não quiseram responder foi de 42,55%. 

Dr. Pessoa x Fábio Novo 

No cenário de pesquisa estimulada em que o confronto direto é entre Dr. Pessoa (MDB) e Fábio Novo (PT), o emedebista aparece com vantagem bem ampla em relação ao nome do Partido dos Trabalhadores. Dr. Pessoa, que já foi vereador de Teresina e deputado estadual aparece com 35,79% dos votos e Fábio Novo surge com 11,51%. O candidato petista atualmente é deputado estadual, mas já ocupou cargos de secretário de Estado da Cultura. Com os dois nomes na disputa em confronto direto, o percentual de pessoas que não sabem ou não quiseram responder, foi de 52,69%. 

Dr. Pessoa x Montezuma 

No cenário estipulado pelo Instituto Data O DIA, em que Dr. Pessoa (MDB) enfrenta Kleber Montezuma (PSDB), o emedebista aparece com 30,91% e o tucano 27,91%. O percentual de eleitores que não sabem ou não quiseram responder foi de 41,18%. Dr. Pessoa é o candidato apoiado pelo PSB e tem como vice o ex-deputado Robert Rios. A chapa também conta com o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho, como um dos principais articuladores. Já Kleber Montezuma têm, entre outras lideranças, o apoio do senador Ciro Nogueira (Progressistas). 

Kleber Montezuma x Fábio Novo 

A pesquisa do Instituto Data O DIA pesquisou quem venceria as eleições para prefeito de Teresina, se os candidatos hoje fossem Kleber Montezuma (PSDB) e Fábio Novo (PT). Ambos são os candidatos dos partidos que comandam a Prefeitura de Teresina e o governo do Estado, respectivamente. De acordo com o resultado, neste cenário, o tucano tem 26,91% e o petista aparece com 17,77%. Neste confronto direto, o percentual de quem não sabe ou não respondeu em quem votou subiu para 55,32%. Na disputa, Fábio Novo tem o apoio do Solidariedade, PC do B e PTC. 

Dr. Pessoa x Fábio Abreu 

Quando o cenário de confronto direto pela Prefeitura de Teresina tem como nomes Dr. Pessoa (MDB) e Fábio Abreu (PL), a disputa fica na variação de empate técnico, tendo o emedebista 28,66% das intenções de votos e o candidato do PL 27,66%. Neste caso, o número de pessoas que não sabem ou não querem responder aumenta e chega a 43,68%. Tanto Dr. Pessoa quanto Fábio Abreu fazem oposição ao atual grupo político que comanda a Prefeitura da Capital e ambos não tem trocado farpas entre si durante a campanha eleitoral. 

Fabio Abreu x Fabio Novo 

O Instituto Data O DIA questionou aos eleitores em quem eles votariam se a eleição fosse hoje e se os candidatos a prefeito fossem Fábio Abreu (PL) e Fábio Novo (PT). Ambos são da base aliada do governador Wellington Dias e ocuparam cargos na gestão do petista nas áreas de segurança pública e cultura, respectivamente. De acordo com a pesquisa, Abreu aparece com 29,91% da preferencia do eleitorado e Novo tem 17,40%. O índice de quem não respondeu ou não soube responder ficou em 52,69%. A pesquisa do Instituto Data O DIA tem sempre o coeficiente de confiança em 905 e a margem de erro de 4,12% para mais ou para menos.

Fonte: Jornal O Dia
Mais sobre: