Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mesa derruba sugestão de Themístocles e deputados candidatos votarão na eleição do TCE

Themístocles Filho havia sugerido que candidatos se abstivessem de votar como uma forma de trazer mais igualdade à eleição. Mesa Diretora deliberou.

02/09/2021 08:10

A mesa diretora da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) derrubou a sugestão do presidente da Casa, deputado estadual Themistocles Filho (MDB) de que os candidatos à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado se abstenham de votar no pleito. Com a decisão, os deputados que concorrem a uma cadeira na Corte de Contas poderão votar na eleição. Informações de bastidores confirmam que quatro deputados da mesa diretora, Franzé Silva (PT), Evaldo Gomes (Solidariedade), Gustavo Neiva (PSB) e Júlio Arcoverde (Progressistas), votaram contra a medida. A deputada Flora Izabel se absteve e apenas o presidente Themístocles Filho votou na favor da matéria. 

Themístocles havia dito que a abstenção do voto era uma forma de trazer mais isonomia e tornar a eleição mais democrática, já que quem é candidato e não é deputado não pode votar. Mas no entendimento da Mesa Diretora, a igualdade do pleito não será comprometida com os candidatos ao TCE votando. 

“O cidadão que se inscreveu tem sim o direito de votar porque ele é deputado. Não vejo quebra de isonomia, eu compreendo que o deputado que se inscreveu tem o direito de votar e ser votado como todo cidadão brasileiro. Foi uma decisão acertada no meu ponto de vista”, avaliou o deputado Evaldo Gomes, membro da Mesa Diretora.

O deputado Evaldo Gomes avaliou a decisão como acertada - Foto: O Dia

Ao falar com a imprensa na saída reunião, o deputado Themístocles Filho disse que a Mesa Diretora tinha liberdade para escolher o que sua ideia não era uma mudança de regimento nem projeto de lei, mas apenas uma recomendação. "Cada um aceita se quiser. Se não quiser, não aceita. A Mesa Diretora da Alepi disse que cada um faz do jeito que achar conveniente. Cada um age do seu jeito, uma recomendação é uma recomendação e o parlamentar vota do jeito que quiser", explicou.

Pelo calendário, amanhã vão ser publicados os nomes dos candidatos aptos a concorrer à vaga de Conselheiro do TCE-PI.


Atualizada às 10h53min

Neste momento, a mesa diretora da Assembleia está reunida para decidir se aprova ou não a votação de deputados candidatos a conselheiro do Tribunal de Contas. Com cerca de 11 parlamentares a reunião acontece a portas fechadas na presidência da Assembleia. Em clima tenso os deputados decidem se mudam ou não um rito histórico para escolha do conselheiro. 

O advogado André Portella, do Custo Piauí, que acionou judicialmente o Tribunal de Contas alegando irregularidades no edital está na Assembleia.


Foto: Tárcio Cruz/O Dia


Iniciada às 08h10min

A mesa diretora da Assembleia Legislativa do Piauí decidirá na manhã desta quinta (02) se a recomendação do presidente da casa, Themístocles Filho, será aceita ou não. Themístocles quer que candidatos a uma cadeira do Tribunal de Contas do Estado se abstenham de votar no pleito como uma forma de trazer mais igualdade e tornar a eleição mais democrática. Muito criticada nos corredores da casa, a medida estaria sendo vista como uma “manobra” de Themístocles para favorecer a candidata Flora Izabel (PT), pretensa apoiada pelo presidente.

Themístocles confirmou para quinta a votação e revelou que a medida chegará até o colegiado de oito deputados como uma “recomendação” e não alterará em nada o edital vigente da eleição.

“Pode pensar diferente, divergir, hoje terá a decisão da mesa e ela decidirá se acata ou não a recomendação. Vamos realizar essa reunião hoje às 10h com os membros da Mesa Diretora, mas a reunião será aberta a todos os parlamentares que desejarem discutir o tema. Isso não é projeto de lei, de resolução, não é nada disso, é uma recomendação. É um acordo de cavalheiros, o deputado Themístocles não tem nenhum problema com nenhum parlamentar, não peço um voto para ninguém da mesa. O quórum é 16 votos, os candidatos se abstendo continuaria o mesmo número, só se elege no primeiro turno quem tiver 16 votos, isso que o pessoal não está querendo entender” afirmou o presidente.

Caso a medida seja aprovada os quatro candidatos deputados, Flora Izabel (PT), Zé Santana (MDB), Wilson Brandão (Progressistas) e Flávio Nogueira (PDT) iriam para o plenário na eleição e votariam pela própria abstenção. Tornado o pleito com apenas 26 votos válidos. A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa é composta pelo presidente Themístocles Filho (MDB), 1ª vice-presidente, deputada Flora Izabel (PT);o 2º vice-presidente, deputado Coronel Carlos Augusto (PL); 3º vice-presidente, deputado Evaldo Gomes (SDD); 4ª vice-presidente, deputada Lucy Soares (PP); o 1º secretário, deputado Júlio Arcoverde (PP); 2º secretário, deputado.

Foto: Jailson Soares/ODIA


Mais sobre: