Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

MDB discute formação de chapa proporcional para as eleições 2022 no Piauí

Emedebistas estão preocupados com o fim das coligações e querem participação do governador Wellington Dias nas tratativas da base aliada

03/05/2021 15:08

A executiva do diretório estadual do MDB no Piauí se reuniu, nesta segunda-feira (3), para deliberar sobre questões partidárias e eleitorais. Além da situação de comissões municipais provisórias, que precisam ser regularizadas, os dirigentes emedebistas admitiram tratativas acerca das estratégias da agremiação para as eleições 2022.

Reunião do MDB (Foto: Divulgação)

A meta da legenda, segundo o senador Marcelo Castro, presidente estadual do MDB, é reeleger os atuais correligionários com mandato e conquistar novas cadeiras na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, mas reconhece a preocupação de alguns quadros em relação ao fim das coligações para o pleito proporcional.

"Tínhamos uma regra e agora temos outra, diferente da anterior, então isso trás uma intranquilidade, uma ansiedade e uma apreensão, que é absolutamente normal. Evidente que todos estão preocupados e temos que encontrar a melhor maneira do MDB disputar essa eleição para fazer o maior número de deputados estaduais e federais”, disse o mandatário.

Na semana passada o deputado estadual Henrique Pires (MDB) sinalizou um desconforto com o governador Wellington Dias (PT) e cobrou mais participação do petista na discussão eleitoral com as siglas que formam sua base aliada, sobretudo no que diz a formatação das chapas proporcionais.

A questão, no entanto, foi prontamente minimizada por Marcelo Castro. “Vamos discutir isso internamente primeiro (...) se o governador puder ajudar, será bom também”, ressaltou durante o encontro, que também teve a presença de parlamentares e lideranças da sigla, como o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.

Marcelo Castro diz que partido não discute candidatura própria ao Governo do Estado

Outro assunto discutido durante o encontro da cúpula do MDB foi a possibilidade de disputa majoritária ao Governo do Estado com uma candidatura própria, como defendem e articulam algumas lideranças do partido. 

Por outro lado, Marcelo Castro, apontado como um dos nomes mais viáveis para uma eventual corrida ao Palácio de Karnak, descarta esse cenário, mesmo avaliando ainda ser é muito cedo para qualquer decisão final. 

“Não estamos trabalhando com essa hipótese. O partido não pleiteia a candidatura a governador do estado do Piauí e eu não me apresento como pretendente”, assegurou o dirigente emedebista à imprensa.


Mais sobre: