Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mário Rogério diz que Teresina não pode assumir responsabilidade do Estado na saúde

Mário Rogério finalizou afirmando que as propostas do seu plano de governo são viáveis, apontando soluções simples para os problemas enfrentados pela gestão municipal atual.

13/10/2020 16:26

O candidato a prefeito de Teresina pelo partido Cidadania, o jornalista Mário Rogério, em entrevista à O Dia TV, canal 23.1, afirmou ainda que o sistema de saúde municipal está sendo sobrecarregado por uma demanda que é estadual. Por isso, ele defende que o Governo do Estado seja responsabilizado e seja cobrada para a criação de hospitais de alta complexidade nos municípios do interior, fazendo com que a população não precise vir para Teresina em busca de atendimento especializado. 

“O investimento em si não é pequeno, 1/3 do orçamento municipal é usado na saúde, o município substitui o Estado em vários segmentos da saúde pública e isso é inadmissível”, diz.

Mário Rogério defendeu a criação de um cadastro para ônibus alternativos circularem nos horários de picos e de uma comissão para avaliar o sistema viário de Teresina, tendo em vista os congestionamentos no trânsito em vários pontos da cidade. Segundo ele, o trânsito caótico é o resultado do colapso do sistema de transporte coletivo, já que a população prefere se locomover em automóveis particulares do que utilizar o transporte coletivo.

Foto: Elias Fontenele/O Dia

Outro ponto que segundo ele deve ser revisto na sua gestão, caso seja eleito, diz respeito à criação de uma escola municipal de excelência, para que os alunos da rede pública tenham condições de competir por igual com os estudantes das escolas privadas. Para ele, é necessário investir na educação de base, já que, segundo ele, “temos milhares de pessoas com ensino superior semianalfabetas”.

“Queremos mudar de patamar, criamos um ciclo vicioso. Temos uma das melhores privadas do Brasil e a escola municipal também competindo com essas escolas privadas, mas queremos dar oportunidade para que os alunos de escola público também tenham condições de chegar a[o curso de] Medicina e passarem nos melhores concursos”, ponderou.

No âmbito econômico, o candidato pretende recuperar a economia através de investimentos pelo Banco Popular, fazendo com que microempreendedores voltem a empregar. “Ao mesmo tempo, vamos dar aos distritos industriais o tratamento que eles merecem, criar uma infraestrutura já que os empresários sempre reclamam, se eles puderem aumentar a sua planta, vão gerar mais empregos. Também vamos mudar a legislação para atrair mais empresas e facilitar o microempreendedoríssimo na nossa cidade reduzindo a burocracia”, afirmou.

Foto: Elias Fontenele/O Dia

Na zona rural, a proposta é criar uma linha de crédito para ampliar a produção não apenas na agricultura familiar, mas também na avicultura, psicultura e criação de outros animais. Outro ponto de destaque do plano de governo diz sobre a melhoria da infraestrutura viária da zona rural, além da instalação de Unidades Básicas de Saúde com ambulâncias.

“Vamos capacitar e incentivar a criação de cooperativas, para que possa adquirir insumos em preços mais baratos, e capacitar o pequeno agricultor para que ele possa aumentar a produção na sua área. A partir de janeiro vai acabar o auxilio emergencial e dezenas de milhares de pessoas não terão renda nenhuma, vamos ter uma atenção especial a essas pessoas”, defendeu.

Mário Rogério finalizou afirmando que as propostas do seu plano de governo são viáveis, apontando soluções simples para os problemas enfrentados pela gestão municipal atual. “Não estamos fazendo nada que dê ideia que vamos inventar a roda, vamos fazer com eficiência o que é feito nas boas administrações, tornar Teresina uma Teresina acessível”, concluiu.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: