Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Marcelo Castro defende uso de leitos da rede privada por pacientes do SUS

Para o senador piauiense, a proposta de o governo poder requisitar leitos dos hospitais particulares é realista e condiz com as necessidades do atual momento.

02/06/2020 10:06

Diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e ameaça de colapso no sistema público, o senador Marcelo Castro (MDB) defende o uso de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) da rede privada para o atendimento pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) diagnosticados com a doença.

Leia também: Marcelo Castro sobre cloroquina - “Estamos apelando para tudo”

A proposta de autoria do senador sergipano Rogério Carvalho (PT), que também inclui essa assistência às pessoas com Síndrome Aguda Respiratória Grave (SRAG), já foi aprovada pelo Senado na última sexta-feira (26) com apoio de Castro, Elmano Férrer (Podemos) e Ciro Nogueira (Progressistas).


Foto: O Dia

“O projeto de lei é bastante realista, atua de forma a atender as necessidades específicas que essa pandemia trouxe para o SUS, como a obrigatoriedade de informações dos leitos privados ocupados e vagos, ponto de partida para o seu uso compulsório ou negociação entre as partes”, considera o emedebista.

Leia também: Adiamento das Eleições 2020; Propostas de piauienses serão discutidas

A matéria, que será agora analisada pela Câmara Federal, estabelece na prática regras para o uso compulsório ou contratação emergencial dos leitos particulares, que seriam custeados pela União. No atual contexto, de queda de arrecadação, o senador piauiense avalia a necessidade de complementação orçamentária.

“Não podemos nos esquecer que o SUS é subfinanciado e as atividades de saúde com o combate da Covid-19 são extras, que requerem a abertura de créditos extraordinários. Quem presta serviços de saúde à população de modo direto são os estados e municípios”, conclui o senador.

Fonte: Jornal O Dia
Mais sobre: