Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Marcelo Castro defende rastreio de vacinas e soros desde a fabricação

Senador piauiense foi o relator da matéria aprovada esta semana pelos seus pares na casa legislativa

15/01/2021 15:06

Em meio a discussão sobre o início da campanha de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) no Piauí e em país, o Senado aprovou uma matéria legislativa que estabelece um sistema de rastreio de vacinas e soros, abrangendo toda a cadeia de movimentação do produto, desde a etapa de fabricação até a sua dispensação.

(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

A proposta, que agora precisa da aprovação da Câmara Federal e da sanção do presidente Jair Bolsonaro, é de autoria do senador amazonense Eduardo Braga (MDB) e foi relatada por Marcelo Castro, que vê no dispositivo uma forma de garantir um controle mais eficiente da qualidade desses insumos.

“Isso significa aumentar ainda mais a segurança dos pacientes frente aos potenciais efeitos adversos. Monitorar a qualidade dos imunobiológicos utilizados no SUS [Sistema Único de Saúde] e afastar preocupações acerca da eficácia das vacinas oferecidas de acordo com o calendário nacional de vacinação”, disse o piauiense.

Senador Marcelo Castro (Foto: Elias Fontenele/Arquivo/ODIA)

Além do monitoramento, os senadores também deliberaram acerca da criação da carteira de vacinação digital, como um complemento do documento físico. Ambas as iniciativas visam modernizar o sistema e aumentar a transparência dos dados relacionados aos Programas Nacionais de Imunização (PNI).

Por: Breno Cavalcante, com informações da Rádio Senado
Mais sobre: