Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Marcelo Castro defende desconcentração bancária para ampliação de crédito

Marcelo Castro é presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), que examina projetos de lei relativos ao plano plurianual

22/06/2019 09:18

Em meio ao atual cenário de estagnação econômica, o senador Marcelo (MDB) acredita que a alta concentração no setor bancário é um dos entraves para alavancar o crescimento do país, já que, segundo o parlamentar, isso dificulta e encarece o acesso ao crédito.

“Cheque especial é uma coisa que é cara em qualquer lugar do mundo. Por exemplo, nos Estados Unidos, é em média quatro vezes a taxa básica de juros, então se o juros é de 2,5% ao ano, o cheque especial normalmente gira em torno de 10%. No Brasil, nossa taxa básica de juros é 6% ao ano e nosso cheque especial é três vezes por cento”, declarou o senador.

Marcelo Castro é presidente da Comissão Mista de Orçamento (Foto: Arquivo/ O Dia)

A declaração do piauiense foi dada durante uma audiência pública realizada na última terça-feira (18), na Comissão de Assuntos Econômicos, que debateu, dentre outras coisas, a conjuntura brasileira. Na oportunidade, economistas alertaram sobre o quadro de estagnação, pediram mais investimentos públicos e a reforma do sistema financeiro.

Vale destacar que Marcelo Castro é presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), que examina projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais, além das contas apresentadas anualmente pelo presidente da República.


Edição: Luiz Carlos Oliveira
Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: