Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mais de 83% dos que disputaram a eleição não prestaram contas

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), das 389 documentações que deveriam ser feitas, apenas 63 prestações de contas foram realizadas até o momento.

06/11/2018 10:29

Termina nesta terça-feira (06) o prazo para que todos os candidatos que participaram do primeiro turno das Eleições 2018 apresentem o balanço das contas de campanha à Justiça Eleitoral. Mas, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), das 389 documentações que deveriam ser feitas, apenas 63 prestações de contas foram realizadas até o momento. Os dados apontam, portanto, que 83,8% ainda não entregaram os documentos.

Segundo a parcial nacional divulgada pelo TSE na última terça-feira (30), das mais de 28 mil prestações de contas aguardadas pelo Tribunal, somente 716 candidatos apresentaram o balanço financeiro da campanha, o que corresponde a aproximadamente de 2% do total que deve ser feito.

Toda a documentação entregue à Justiça Eleitoral será disponibilizada na íntegra para consulta pública no Portal do TSE. A medida permitirá que candidatos, partidos, imprensa, órgãos de fiscalização do Estado e qualquer cidadão possam ter acesso aos documentos comprobatórios das prestações de contas dos candidatos e das legendas no pleito deste ano.

Hoje também é o último prazo para que os candidatos realizem o pagamento referente ao aluguel de veículos e embarcações usados no primeiro turno das eleições. Além disso, nesta terça-feira é o prazo final para os partidos e coligações removerem propagandas e promover a restauração de bens, caso seja necessário.

Edição: Ithyara Borges
Por: Breno Cavalcante e Geici Mello
Mais sobre: