• e-titulo
  • TV O DIA - fullbanner w3b
  • TV O Dia - fullbanner

Kim Jong-un convida presidente da Coreia do Sul a Pongyang

Caso o encontro aconteça, será a terceira desse tipo, depois das reuniões que Kim Jong II, pai de Kim Jong-un, teve em Pyongyang com os presidentes sul-coreanos Kim Dae-jung e Roh Moo-Hyun, em 2000 e 2007

10/02/2018 10:23h

O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, convidou o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, a participar de uma reunião de cúpula em Pyongyang, no momento em que Washington adverte sobre "a operação de sedução olímpica" do regime norte-coreano.

O convite foi transmitido por Kim Yo-jong, irmã do ditador, que está na Coreia do Sul por ocasião da Olimpíada de Inverno, informou um porta-voz da Casa Azul, presidência sul-coreana.

Caso o encontro aconteça, será a terceira desse tipo, depois das reuniões que Kim Jong II, pai de Kim Jong-un, teve em Pyongyang com os presidentes sul-coreanos Kim Dae-jung e Roh Moo-Hyun, em 2000 e 2007, respectivamente.

Mas o encontro pode gerar discórdia entre Moon, partidário do diálogo com o Norte, e o presidente americano, Donald Trump, que até poucas semanas atrás trocava insultos e ameaças apocalípticas com Kim.

Washington exige que Pyongyang mostre, antes de qualquer negociação, que está disposta a renunciar a seu programa nuclear militar, quando o próprio Kim se vangloriava, há pouco tempo, de seu país ter se tornado um "Estado nuclear de pleno direito". Moon recebeu para um almoço neste sábado (10) o chefe de Estado norte-coreano Kim Yong-nam e Kim Yo-jong.

Fonte: Folhapress

Deixe seu comentário






Enquete

Um jovem morreu ao sofrer descarga elétrica colocando celular para carregar. Quais cuidados você toma em relação a isso?

ver resultado