• show Legião Urbana
  • casa gourmet 2018
  • TV O DIA - fullbanner w3b
  • TV O Dia - fullbanner

Júlio Arcoverde: PP e PT já têm maioria para derrotar Themístocles Filho

Deputado acredita que o governador Wellington Dias (PT) pode conseguir convencer Themístocles a não disputar a eleição pela oitava vez.

28/11/2018 15:35h

O deputado Júlio Arcoverde (Progressistas) afirmou nesta quarta-feira (28) que sua sigla e o Partido dos Trabalhadores já conseguiram arregimentar um número suficiente de deputados para vencer a disputa pela presidência da Assembleia Legislativa do Piauí, que está com Themístocles Filho (MDB) desde 2005.

Em seu sétimo mandato como presidente, o emedebista já confirmou que pretende tentar mais uma reeleição, e conta com o apoio dos seus correligionários, que conquistou a maior bancada da Assembleia para a próxima legislatura - seis parlamentares.

Por outro lado, PT e PP reúnem dez deputados estaduais - 5 cada -, o que garante uma vantagem significativa na disputa pela presidência, caso as duas legendas permaneçam, de fato, unidas.

Por estratégia, Júlio Arcoverde evita falar o número de parlamentares que já estariam alinhados com PP e PT, mas garante que os dois partidos já conseguiram reunir a maioria necessária para vencer a eleição da mesa diretora. 

Arcoverde, que é presidente do diretório estadual do PP, também disse acreditar que o governador Wellington Dias (PT) pode conseguir convencer Themístocles a não disputar a eleição pela oitava vez. 

"Eu não tenho nada, pessoalmente, contra o deputado Themístocles Filho. Mas hoje há um sentimento de mudança na Casa [Alepi], até para o benefício do próprio presidente, para dar uma revascularização na Casa. Afinal de contas, são 14 anos com a mesma administração", afirma Arcoverde.

O deputado estadual Júlio Arcoverde é um dos cotados para disputar a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Foto: Assis Fernandes / O DIA)

'Quem apostar no racha dentro do Progressistas vai perder', afirma Arcoverde

Sobre os rumores de que o Progressistas estaria fragmentado, justamente por haver mais de um deputado da sigla interessado em ocupar a presidência da Alepi, Arcoverde garante que essa informação não procede, e que o partido permanece "extremamente unido".

Além do próprio Arcoverde, Wilson Brandão e Hélio Isaías também estariam de olho na cadeira que hoje é ocupada por Themístocles. 

"Eu me relaciono muito bem com todos meus colegas de partido. O deputado Hélio Isaías vai no mínimo três vezes por semana tomar café comigo no meu escritório, no final da tarde, para a gente alinhar nossa atuação. Da mesma forma, também tenho bons relacionamentos com o Wilsinho [deputado Wilson Brandão], com o Firmino Paulo e com a primeira-dama Lucy [Soares]. Eu falo com a Lucy quase que semanalmente e o Firmino Paulo é um amigo da minha família. Então, quem apostar no racha dentro do Progressistas vai perder", afirma Arcoverde.

Além de conseguir manter a harmonia entre os próprios deputados, o Progressistas ainda precisa chegar a um consenso com o PT em torno do nome que disputará a presidência da Assembleia, uma vez que os petistas também têm intenção de indicar um deputado da sigla para concorrer ao cargo.

Reunião com Hélio - Na tarde desta quarta-feira, o deputado Hélio Isaías reuniu-se em Brasília com o presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, e com o deputado federal Assis Carvalho (PT), que são os dois principais articuladores da aliança entre as duas siglas para a eleição da mesa diretora da Assembleia. 

Numa rede social, Ciro informou que no encontro os três trataram sobre "assuntos de interesse do Piauí".

Na última segunda-feira, em entrevista à O DIA TV, o senador voltou a afirmar que o Progressitas já está decidido a não apoiar a reeleição de Themístocles, e que estão avançadas as negociações com o PT e com as demais siglas que compõem a base governista, com vistas à indicação de um nome de consenso para comandar a Assembleia no próximo biênio.

Por: Cícero Portela

Deixe seu comentário






Enquete

Um jovem morreu ao sofrer descarga elétrica colocando celular para carregar. Quais cuidados você toma em relação a isso?

ver resultado