Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bolsonaro no Piauí: "˜o emprego é mais importante do que lutar contra o vírus"™

A declaração do presidente foi dada na inauguração da ponte que liga Santa Filomena a Alto Parnaíba, no Maranhão.

20/05/2021 08:39

Em sua visita ao Piauí, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a reabertura das atividades comerciais em meio à pandemia de covid-19 e disse que defende as medidas de distanciamento, mas que é preciso pensar, primeiro, na economia, e depois, na luta pela vida contra o vírus.

“Nós defendemos a medida, distanciamento e higiene, mas o emprego é tão ou mais importante do que lutar contra o vírus. Nós temos que enfrentar esse vírus e isso passa pela não destruição do emprego e pelo não fechamento do comércio. Mas isso, essa pandemia, está ficando para trás”, disse o presidente em seu discurso durante a inauguração da ponte que liga o município piauiense de Santa Filomena a Alto Parnaíba, no Maranhão.

Bolsonaro mencionou ainda que tem estado atento às necessidades do país, em especial da região Nordeste, e que tem buscando atende-las. O presidente fez críticas ao Governo do Piauí e ao Governo do Maranhão e disse esperar que os piauienses e maranhenses tenham “o entendimento de que o país está indo na direção certa”.

Ministro fala em "união de potencialidades"

Para o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, a construção da ponte entre Santa Filomena e Alto Parnaíba é simbólica e reflete a união das potencialidades dos dois estados que, juntos, respondem por boa parte da produção de grãos na região do Matopiba.

“Toda obra que a gente entrega tem uma história e a gente acaba se ligando a ela. Percebemos o potencial que a região tem e que vai ser um celeiro para o mundo e temos que olhar essa região de forma diferenciada. O presidente não virou as costas para o Piauí e o Maranhão, porque ele tem essa visão de que todo mundo tem direito à logística”, disse Tarcísio.


Atualizada às 12h31min

Durante sua visita ao Piauí para inaugurar a ponte que liga Santa Filomena a Alto Parnaíba, no Maranhão, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que está sendo cortejado por Ciro Nogueira para ingressar no Progressistas. A fala foi dada no discurso do presidente aos piauienses quando se referiu aos parlamentares do Estado e ao trabalho feito por eles para avançar nas obras de infraestrutura.

Atualizada às 12h18min

Em sua fala, o senador Ciro Nogueira (Progressistas) fez duras críticas ao governo do Piauí e disse que a inauguração da ponte sobre o Rio Parnaíba na BR-235 é um sinal de que o presidente Jair Bolsonaro “não virou as costas para o Piauí e o Maranhão”. “Aqui tem muita riqueza, muito potencial, mas os gestores do Piauí e do Maranhão não tiveram a coragem de reconhecer o potencial dessa região. Me perguntaram porque o governador do Piauí não está aqui hoje e eu respondo: é porque ele abandonou o povo do Piauí”, afirmou Ciro.

Ao encerrar, o senador se dirigiu ao presidente Jair Bolsonaro e disse que “a bandeira do Piauí e do Brasil tem uma similaridade: elas são verde e amarela e vão continuar sendo”. 

Assista ao vivo:


Atualizada às 11h18min

O presidente Jair Bolsonaro desembarcou em Santa Filomena por volta das 11 horas e percorreu algumas ruas da cidade em um trator, sinalizando o agronegócio, que é uma das potencialidades do município. 


A chegada o presidente ao Piauí gerou aglomeração de admiradores e correligionários, que se aproximaram dele para fazer fotos e registrar o momento. Quem acompanhou Bolsonaro pelo percurso na cidade foi os senadores piauienses Ciro Nogueira (Progressistas) e Marcelo Castro (MDB). O cerimonial da presidência anunciou que o filho de Bolsonaro, o vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro, também está vindo ao Piauí para participar da visita do pai.


Foto: Pedro Cardoso/O Dia

Bolsonaro vai falar à população de Santa Filomena e ao Piauí em uma estrutura montada nas proximidades da ponte que liga o município a Alto Parnaíba, no Maranhão,, obra que ele veio inaugurar.

Um vídeo compartilhado pelo senador Ciro Nogueira em suas redes sociais mostra o momento em que Bolsonaro chega a São Filomena em um trator. Nas imagens, é possível ver o presidente ser cercado por admiradores e militantes em apoio sem usar máscara.


Iniciada às 08h30min

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vem ao Piauí nesta quinta-feira (20) para inaugurar obras no interior e na capital, Teresina. O desembarque do presidente está previsto para as 11 horas em terras piauienses. Ele participará primeiro da inauguração da ponte que liga o município de Santa Filomena a Alto Parnaíba, no Maranhão. Depois ele participará também da inauguração do primeiro trecho duplicado da BR-316 entre Teresina e Demerval Lobão. Esta segunda cerimônia será feita à distância.

No Piauí, Bolsonaro será recepcionado por apoiadores e correligionários, entre eles o senador Ciro Nogueira (Progressistas). O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, não deverá participar da visita do presidente. Ainda ontem (19), ele declinou do convite feito por Ciro alegando estar com a agenda fechada para o dia de hoje.

Veja fotos da movimentação em Santa Filomena para a chegada do presidente Jair Bolsonaro:


A ponte que será inaugurada pelo presidente tem 185 metros de extensão, é estaiada e foi orçada em aproximadamente R$ 30 milhões. Ela possui dois vãos laterais de 50 metros e um central de 84 metros, e vai permitir o transporte e o escoamento de mercadorias entre o Piauí e o Maranhão, que antes era feito por meio de balsas.

A expectativa é de que, com isso, se gere um impacto positivo na economia local. É o que diz o prefeito de Santa Filomena, Carlos Fraga. 

“Além de integrar o Piauí e o Maranhão, essa ponte potencializa a região no agronegócio. É a saída do algodão e do milho que são constantemente transportados entre os dois estados. Desde os primórdios a dificuldade de transporte aqui é muito grande por conta das pequenas embarcações. Muitos caminhões chegaram a naufragar com as balsas nos rios. Então hoje, além de, economicamente falando, melhorar nossa cidade, barateia o transporte e diminui os custos e o frete”, explica.

Quem também falou à reportagem de O Dia foi o deputado estadual Júlio Arcoverde (Progressistas), que também aguarda a chegada de Bolsonaro nesta manhã. Ele informou que o avião dele já decolou de Brasília e vai pousar em Palmas, Tocantins. De lá, Bolsonaro vem de helicóptero até Santa Filomena, devendo chegar por volta das 11 horas.

Além de lideranças, há também uma militância de apoiadores e seguidores do presidente se formando na cidade para recepciona-lo. O acesso a Bolsonaro, no entanto, será restrito a autoridades e à imprensa credenciada.

Mais sobre: