Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Intervenção é para não demonstrar derrota na Previdência, diz senadora

Regina Sousa acredita que a medida do governo federal no Rio é uma saída para tirar da pauta a Reforma da Previdência, sem parecer derrotado.

16/02/2018 14:22

O decreto de intervenção federal no Rio de Janeiro tem o poder de paralisar a tramitação do projeto de Reforma da Previdência, que o governo de Michel Temer (MDB) tenta aprovar desde o ano passado. Mesmo com dificuldades em conseguir os votos necessários, a votação estava prevista para ocorrer na próxima semana. 

Para a senadora Regina Sousa (PT), a medida no Rio é uma “cortina de fumaça”. “É uma saída para tirar da pauta e da opinião pública a Reforma da Previdência, para não dar a impressão de derrotado, mas também é uma faceta do golpe só que mais violenta. De agora para frente vai ser muita bala de borracha”, disse.

Resultado de imagem para regina sousa portalodia

O presidente Michel Temer (MDB) disse, durante o discurso na assinatura do decreto nesta sexta-feira (16), que deve revogar a intervenção quando tiver os votos suficientes para aprovação. Depois da votação, as Forças Armadas voltariam a assumir o comando no Rio de Janeiro.

Mas a senadora não acredita que a Reforma volte a ser discutida e aprovada ainda este ano, mesmo com a revogação do decreto antes do prazo previsto. “A reforma subiu no telhado”, ressaltou Regina Sousa. 

Regina Sousa defende que a medida é “mais um espetáculo do governo”. “A questão da violência não é só no Rio, o Rio é o mais exposto na mídia e talvez propositalmente. O que vai crescer agora é a fase da repressão, depois de concluída a fase das reformas. Agora é o Rio de Janeiro, depois é outro lugar”, pontuou.


Por: Ithyara Borges
Mais sobre: