Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Hildeth Evangelista é reconduzida ao cargo de defensora pública geral do PI

Defensora geral obteve 90% dos votos e deve seguir no comando da Defensoria Pública do Estado até 2019. Posse acontece dia 70 de março.

05/03/2017 08:02

O governador Wellington Dias (PT) reconduziu Hildeth Evangelista para o cargo de Defensora Pública Geral do Piauí. A nomeação foi publicada através de decreto no Diário Oficial do Estado e com isso, o governador segue a tradição de nomear para o cargo o mais votado na lista tríplice. Além de Hildeth Evangelista, os defensores públicos Ulisses Brasil Lustosa e Reginaldo Correia Moreira completavam a lista, formada após voto dos defensores públicos piauienses.

A eleição ocorreu dia 20 de fevereiro e na ocasião, Hildeth Evangelista obteve 90% dos votos. Com a recondução, ele segue no comando da Defensoria Pública até 2019. A posse deve ocorrer dia 27 de março.

Ao O DIA, Hildeth Evangelista comentou a recondução. “O governador reconheceu o desejo da maioria dos colegas defensores. Temos muitos desafios pela frente e agora vamos buscar cumprir o planejamento estratégico. A gestão é complicada porque são seis meses para conhecer e planejar, quando nos damos conta já vai na metade do mandato”, cita a defensora.

Hildeth Evangelista foi a mais votada em lista tríplice para a vaga (Foto: Arquivo O Dia)

Entre os principais desafios para o novo mandato, a defensora geral citou a implantação dos Processos Judiciais Eletrônicos, a interiorização da Defensoria Pública, investindo em sedes no interior, além da reforma do Núcleo de Gestão do órgão, assim como a sede onde funcionava o espaço da cidadania, na avenida João XXIII em Teresina.

“Não vai ter mais processos físicos, então temos que capacitar nossos defensores e técnicos para que estejam preparados, porque senão o acesso à Justiça vai estar obstaculizado. Nosso orçamento é apertado. No interior, normalmente a Defensoria funciona em prédios locados, que prejudicam a humanização do atendimento”, cita Hildeth Evangelista.

A defensora geral lembrou ainda dos prédios da Defensoria Pública em Teresina. Para ela, é preciso investir na reforma dos espaços do núcleo central, que deve centralizar as ações administrativas, além de melhorar o prédio onde são realizados os atendimentos.

Por: João Magalhães - Jornal O Dia
Mais sobre: