Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Hélio Isaías é confirmado como candidato a presidência da Alepi

O nome do deputado é consenso dentro do Progressistas e o partido aguarda o aval do governador Wellington Dias.

12/12/2018 18:19

O nome do deputado Hélio Isaías foi confirmado como um dos que disputará a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O presidente do diretório estadual do partido, deputado Júlio Arcoverde, disse, no entanto, que apesar de ser consenso dentro da sigla, o nome do parlamentar ainda espera o aval do governador Wellington Dias, já que Isaías concorreria com o apoio, também, do PT.

Questionado sobre como fica a situação com o atual presidente da Casa e candidato a reeleição, Themístocles Filho (MDB), Júlio Arcoverde reiterou que não se trata de uma perseguição ao deputado, mas sim uma tentativa de renovação do Legislativo. “Acreditamos que a população saiba que esse projeto não é específico em relação ao Themístocles. É um projeto de renovação da Casa, um projeto que os próprios deputados estão pedindo”, afirmou Arcoverde.


Deputado Júlio Arcoverde (Foto: Arquivo O Dia)

O próprio deputado Hélio Isaías chegou a negar, em uma entrevista a emissora local, que a indicação de seu nome para disputar a mesa diretora apoiado pelo PP e PT seja um ato direcionado a Themístocles. De acordo com o parlamentar, o Progressistas tem assistido a um crescimento de sua base, o que o coloca como um potencial concorrente à presidência da Alepi.

Foi o que reiterou o presidente da sigla, Júlio Arcoverde. “Precisamos de novidade na presidência e estamos dialogando com todos os deputados da base e vamos continuar fazendo isso até o último dia antea da eleição. São novos parlamentares que querem eleger uma nova diretora”, finaliza o presidente estadual do Progressistas.

Deputados haviam pedido isenção de Wellington Dias

O aval do governador Wellington Dias ao nome de Hélio de Isaías é visto com ressalvas por alguns parlamentares da Alepi, que, nas últimas semanas, vêm pedindo isenção do chefe do Executivo nas eleições da Casa. O deputado João Mádison, por exemplo, havia dito que o governador tem um peso muito grande na decisão dos deputados, justamente por ocupar a principal posição a administração do Estado e ser o principal nome do partido no Piauí. Mádison chegou a afirmar que se o governador não interferir na eleição da Alepi, Themístocles Filho poderá ser reeleito.

Isso contrasta com o que o deputado Júlio Arcoverde afirmou em entrevista. O deputado afirmou que aguarda um posicionamento público de Dias sobre seu apoio a Hélio Isaías.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: