Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Hélio Isaías assume a Transportes; Paulo Martins permanece na Alepi

A ida de Hélio Isaías para o secretariado do governador Wellington Dias (PT) faz parte de uma engenharia política que tem como objetivo evitar a saída de suplentes da Assembleia Legislativa

11/06/2020 17:14

O deputado estadual Hélio Isaías (Progressistas) assumiu o comando da Secretaria Estadual de Transportes (Setrans). O parlamentar substitui Manoel Gustavo Aquino, seu indicado, que estava no comando da pasta desde o início do ano passado. A mudança foi publicada no Diário Oficial do último dia 09, divulgado pelo governo na tarde de ontem (11). 

A ida de Hélio Isaías para o secretariado do governador Wellington Dias (PT) faz parte de uma engenharia política que tem como objetivo evitar a saída de suplentes da Assembleia Legislativa. O maior beneficiado é Paulo Martins (PT), que deixaria a Casa após o retorno do deputado estadual Fábio Novo (PT), que saiu da secretaria de Cultura e voltou ao legislativo para disputar a Prefeitura de Teresina nas eleições de 2020. 

Com a posse do novo Secretário de Transportes, a Assembleia Legislativa continua com seis suplentes empossados. Além de Paulo Martins, também estão nesta condição: Warton Lacerda (PT), Ziza Carvalho (PT), Magalhães (PT), Belê Medeiros (Progressistas) e Elisangela Moura (PC do B). 

Deputado Hélio Isaías (Foto: Arquivo O Dia)

A Setrans

No comando da Secretaria estadual de Transportes, Hélio Isaías será responsável pela definição e a promoção da política de transportes do Estado do Piauí e assessoramento técnico aos municípios. Além disso, a secretaria também contribui para o desenvolvimento da infra-estrutura de transportes do Estado. É a Secretaria Estadual de Transportes que deve planejar, regular, controlar, fiscalizar, conceder, permitir ou autorizar a exploração de serviços de transportes coletivos intermunicipais e a utilização das faixas de domínio das rodovias estaduais e federais delegadas ao Piauí.

Filha de Júlio César assume Secretaria de Agronegócio e Carlos Anchieta passa a comandar a Cultura

As secretarias Agronegócio, Cultura e Segurança Pública também passam a ser administradas por novos gestores, após a saída dos titulares, que irão disputar a prefeitura de Teresina nas eleições de 2020. As mudanças foram publicadas pelo governador Wellington Dias(PT) no Diário Oficial do Estado. 

A secretaria de Agronegócio passa a ser comandada por Julianna Lima, filha do deputado federal Júlio César e irmã do deputado estadual Georgiano Neto. Ela substitui Simone Pereira, que será a candidata do PSD à Prefeitura de Teresina nas eleições deste ano 

Já a Secretaria de Cultura passa a ser comandada por Carlos Anchieta, que substitui Fábio Novo, que também deixou o cargo para disputar a Prefeitura de Teresina. Anchieta já fazia parte da equipe da Secult, sendo apontado como o principal auxiliar de Fábio Novo na atual gestão. 

Na Secretaria de Segurança Pública o novo gestor é o coronel Rubens Pereira, que ocupa a vaga deixada pelo deputado federal Fábio Abreu. Esta é a terceira vez que o militar da reserva assume o comando da pasta desde 2015. Em todas as oportunidades, ele substituiu Fábio Abreu.

Por: Natanael Souza, do Jornal O Dia
Mais sobre: