Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governo pede autorização da Alepi para alongar pagamento de empréstimo

A proposta deve ser votada antes do recesso parlamentar, que inicia na próxima semana.

07/07/2017 17:44

O Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o Projeto de Lei nº 26/2017, pedindo autorização dos deputados estaduais para renegociar o pagamento de empréstimos junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Com o alongamento da dívida, o Governo do Estado espera adiar em 10 anos o pagamento da operação de crédito e com isso, economizar R$ 150 milhões por ano, que podem ser direcionados a investimentos.

O aumento do prazo para o pagamento do débito junto ao BNDES e a ampliação da carência já foi aprovado pelo governo federal e é fruto de várias negociações com os governos estaduais e municípios brasileiros. Por diversas vezes, governadores dos estados foram a Brasília negociar com o governo federal a possibilidade de adiar o pagamento da dívida de empréstimos realizados em anos anteriores.

De acordo com o secretário de Governo, Merlong Solano, por se tratar de uma operação de crédito feita no passado, com autorização da Alepi, é exigência do BNDES que a mudança no contrato de pagamento, ou seja, a renegociação da dívida, seja também autorizada pelo Legislativo. “O projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa visa apenas cumprir uma exigência do governo federal para que o Estado possa obter os benefícios do prolongamento da dívida com o BNDES”, informou o gestor.

Leia esta notícia na íntegra na edição deste fim de semana do Jornal O Dia.

Por: João Magalhães - Jornal O Dia
Mais sobre: