Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Governador sanciona inclusão do Piauí no Consórcio Nordeste

A união formaliza uma entidade com personalidade jurídica e amplia ações conjuntas entre os estados.

12/07/2019 11:40

O governador Wellington Dias sancionou, nessa quinta-feira (11), a lei que inclui o Piauí no Consórcio Nordeste, uma iniciativa que visa aprimorar parcerias entre os estados da região, em diversas áreas. Essa união formalizada em uma entidade com personalidade jurídica, permite unificar e baratear a aquisição de materiais, compartilhar tecnologias de gestão e propor integração de quadros de profissionais na atuação em frentes como saúde, segurança e educação.

O consórcio tem poder de ampliar ações conjuntas que já estavam em desenvolvimento. Em 2019, Piauí e Ceará atuaram juntos na área de segurança em dois casos de grande repercussão: os ataques de facções em Fortaleza (CE) e os assaltos a dois bancos em Campo Maior (PI).


Foto: Divulgação/Ccom

“O Piauí mandou policiais para atuarem no Ceará em áreas como inteligência. Quando precisamos, depois dos assaltos em Campo Maior, eles nos apoiaram com helicóptero, equipamentos e pessoal. Um exemplo de integração”, avaliou o secretário de Governo, Osmar Júnior. 

O consórcio pode viabilizar ainda a captação de recursos de maneira integrada para a região, o que daria melhores condições de negociação em relação a valores de empréstimos e taxas de juros.

Fonte: Governo do Estado do Piauí
Mais sobre: