Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Gilberto Albuquerque deixa direção do HUT após mais de 10 anos na unidade

Médico foi o primeiro servidor contratado para atuar na unidade, que se tornou a principal referência do estado na área da saúde.

17/01/2019 13:47

O médico Gilberto Albuquerque vai deixar a direção-geral do Hospital de Urgência de Teresina Professor Zenon Rocha, depois de passar mais de dez anos na unidade, e deve ser substituído pela enfermeira Clara Leal, que já foi diretora-geral do Hospital Getúlio Vargas (HGV) e do próprio HUT.

Gilberto Albuquerque estava na diretoria do pronto-socorro municipal desde 2008, antes mesmo da inauguração do hospital. Ele explica que sua saída foi acertada em consenso com a Fundação Municipal de Saúde, que, a partir de agora, pretende realizar um rodízio nas diretorias dos hospitais da capital. 

A passagem de Gilberto pelo HUT pode ser dividida em dois períodos. Quando o hospital foi inaugurado, em 2008, ele ocupava a função de diretor-técnico, na qual permaneceu por quatro anos, até 2012, quando foi exonerado pelo então prefeito Elmano Férrer (Podemos), à época no PTB. Em 2013, no início da terceira gestão de Firmino Filho (PSDB) como prefeito, Gilberto retornou ao HUT, desta vez como diretor-geral, cargo que ocupa há seis anos.

O médico Gilberto Albuquerque, diretor-geral do HUT (Foto: Elias Fontinele / O DIA)

"Já vai completar onze anos que estou no HUT. Fui o primeiro servidor. Vim cerca de um ano antes da inauguração. Eu vim pra terminar a construção, comprar os equipamentos e fazer os concursos públicos. Já estou precisando de umas férias. São onze anos sem férias, só nesse corre-corre aqui", afirmou Albuquerque, em tom descontraído, à reportagem d'O DIA.

O médico avalia que fez uma boa gestão no HUT, que é o maior hospital público do Piauí. Atualmente, o hospital municipal possui 450 leitos, sendo 59 da Unidade de Terapia Intensiva. Quando foi inaugurado, em maio de 2008, havia 268 leitos na unidade, sendo 16 de UTI.

"Eu acredito que fizemos um bom trabalho. A própria população e a imprensa podem fazer uma avaliação melhor, mais imparcial, porque é um olhar de fora. Mas eu posso citar, por exemplo, que estamos há pelo menos três anos sem pacientes no corredor, sem queixas veiculadas na imprensa. Então, eu acho que isso é uma demonstração de que fizemos um trabalho satisfatório", afirma Gilberto.

Ele destaca que a eficácia da unidade ficou ainda maior depois que foi implantada a regulação. "Antes a gente atendia todo mundo, até os pacientes menos graves. Depois da regulação passamos a atender só os casos mais graves", observa o médico.

Hoje, o HUT possui cerca de 2 mil servidores, sendo 384 médicos e 220 enfermeiros.

São feitos, em média, 200 atendimentos por dia no hospital, metade dos quais são de pacientes que sofreram acidentes de trânsito. E, desses acidentes, quase 90% envolvem motocicletas.

Gilberto Albuquerque repete um alerta antigo: a imprudência no trânsito é a principal causa dos acidentes envolvendo os pacientes que dão entrada no HUT, o que faz com que a unidade esteja quase sempre lotada. 

"Se houvesse o cumprimento das normas de trânsito, sobretudo a dissociação do consumo de bebida alcoólica e com a condução de veículos, haveria bem menos entradas no HUT. A ingestão de álcool pelos motociclistas é a principal causa dos acidentes de pacientes que atendemos. Além disso, outros comportamentos que resultam em pacientes com ferimentos graves são a ausência de capacete, a velocidade excessiva, o uso de celular [na direção], etc", afirma o diretor-geral.

Por volta das 15h30, a Fundação Municipal de Saúde divulgou uma nota confirmando que a enfermeira Clara Leal assumirá a direção-geral do HUT. "A mudança  faz parte dos novos ajustes realizados pela FMS na rede hospitalar de Teresina", diz a nota.

Ainda de acordo com a FMS, o médico Gilberto Albuquerque foi convidado a continuar integrando o quadro dirigente da fundação.

A enfermeira Clara Leal atualmente é gerente de regulação da diretoria de regulação do Sistema Único da Saúde (SUS).

Por: Cícero Portela
Mais sobre: