Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

'Fortalecimento da direita favorece candidaturas', diz cientista político

Segundo ele, a pressão por renovação dos quadros políticos e o fortalecimento dos partidos mais à direita são alguns dos fatores que explicam o fenômeno.

20/01/2020 09:06

Na avaliação do cientista político Vitor Sandes, doutor em Ciência Política, o crescimento do número de policiais candidatos é um processo que vem sendo construído ao longo dos últimos anos. Segundo ele, a pressão por renovação dos quadros políticos e o fortalecimento dos partidos mais à direita são alguns dos fatores que explicam o fenômeno. 

'Fortalecimento da direita favorece candidaturas', diz cientista político. (Foto: Arquivo O Dia)

“As corporações policiais se identificam com pautas que têm possuído ressonância na sociedade brasileira, como a violência, a criminalidade e o combate à corrupção. Em grande medida, isso justifica o crescimento do número de candidaturas de policiais. Além disso, o nosso sistema eleitoral incentiva candidaturas centradas no candidato e não no partido, por ser um sistema eleitoral de lista aberta, ou seja, o eleitor tende a votar em candidatos e não em partidos. Isso é evidenciado pela pequena quantidade de votos de legenda em relação aos votos em candidatos”, explica. 

Ainda de acordo com o cientista político, o presidente da República Jair Bolsonaro foi um dos principais beneficiados com o cenário de crescimento das candidaturas de policiais. 

“O crescimento das candidaturas de policiais não dependeu, necessariamente, do fenômeno Bolsonaro, mas o fenômeno Bolsonaro foi muito mais consequência da demanda por candidaturas com defesa pelas pautas citadas. Como um processo que se retroalimenta, o fenômeno Bolsonaro também pode levar novos policiais a serem candidatos”, destaca o especialista. 

“O PSL, um partido bastante identificado aos policiais e com grande potencial para financiar candidatos, por ter o maior Fundo Partidário dentre todos os partidos do país, por exemplo, pode ser um espaço maior a este tipo de candidatura”, completa Vitor Sandes. 

Por: Natanael Souza
Mais sobre: