• Clínica Shirley Holanda
  • Semana do servidor
  • Netlux
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Fiscalização: Elmano propõe instalação de chips em veículos

Um projeto de lei, elaborado pelo senador Elmano Férrer (Podemos), pretende tornar obrigatório a instalação de chips eletrônicos em todos veículos montados e vendidos no país.

03/10/2019 13:09h - Atualizado em 03/10/2019 11:19h

Segundo o senador Elmano Férrer, a instalação de chips em veículos pode facilitar a fiscalização de crimes praticados no território nacional. “Trata-se de uma medida que, embora simples e fácil, e com custos limitados, trará enormes benefícios no combate à criminalidade em nosso País”, afirma. A proposta tramita, em caráter terminativo, na comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.


Podemos nunca tratou da filiação de Sergio Moro, garante Elmano Férrer 

Elmano anuncia liberação de R$ 1,6 milhão para saúde de Teresina 


Em termos gerais, o projeto propõe a instalação de antenas em locais considerados estratégicos para o monitoramento de veículos, o que de acordo com Férrer, facilitaria o controle de crimes como furtos, roubos e falsificação de placas de veículos, sequestros e fugas, já que informações como o número do chassi ou monobloco, ano de fabricação, fabricante, modelo, cor e cilindrada deverão constar no chip.

Caso seja aprovada pela CCJ, e posteriormente pela Câmara Federal, o texto seguirá para sanção presidencial. Uma vez efetivado, o dispositivo irá alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), cabendo ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definir as especificações técnicas do dispositivo, prazos para utilização em veículos novos e adequação da frota circulante.


Edição: João Magalhães
Por: Breno Cavalcante

Deixe seu comentário