Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Firmino é alvo de protesto em corte do bolo do aniversário da capital

Cerca de 20 moradores de bairros da região do Lagoas do Norte disseram que prefeitura quer realizar desapropriações de forma truculenta.

16/08/2018 17:27

O prefeito Firmino Filho (PSDB) foi alvo de um protesto no final da tarde desta quinta-feira (16) durante a cerimônia de corte de bolo pelo aniversário de 166 anos de Teresina, que ocorreu na praça do bairro Poti Velho, zona norte da capital.

Firmino foi surpreendido com protesto de alguns moradores da região, e rebateu: "turma do quanto pior, melhor" (Foto: Elias Fontinele / O DIA)

Cerca de vinte moradores de bairros situados na região de abrangência do programa Lagoas do Norte acusaram a gestão tucana de querer promover uma série de desapropriações de forma truculenta, sem dialogar com os moradores e, em alguns casos, sem dar qualquer contrapartida financeira às famílias que perderam ou estão ameaçadas de perder suas casas.

Francisco Oliveira, morador do bairro São Joaquim, afirma que idosos estão morrendo por conta da "pressão psicológica" que a prefeitura tem feito para desapropriar as famílias da região.

"O prefeito está ameaçando milhares de moradores da zona norte. Adoecendo idosos, adoecendo crianças... Eles querem construir uma creche no bairro Boa Esperança com capacidade para mais de 500 crianças. Mas para quê, se vão retirar as crianças da região?", questiona Francisco Oliveira.

De acordo com os manifestantes, os moradores dos bairros Nova Brasília, São Joaquim e Matadouro são os que estão sendo mais "ameaçados pelas desapropriações da prefeitura".

Ainda no evento, o prefeito Firmino Filho respondeu as acusações feitas pelos manifestantes, afirmando que "todo mundo quer mudança, mas as ações necessárias para se promover essa mudança sempre provocam reações". 

"A prefeitura tem uma tradição de fazer desapropriações desde que o interesse público as justifique. E não apenas isso. A prefeitura também tem uma tradição de tratar as pessoas com respeito, sempre dando alternativas e sempre buscando melhorar a qualidade de vida da sua população", afirmou Firmino Filho.

O tucano também defendeu a importância do programa Lagoas do Norte para a cidade, sobretudo para as famílias da região atendida. 

"É um projeto que investe pesado em drenagem, em esgotamento sanitário, em habitação, melhorando a vida das pessoas. O Lagoas do Norte também quer transformar essa região num polo de turismo, para atrair moradores da capital e também de fora da cidade, gerando emprego e renda, que é disso que os moradores da zona norte precisam", acrescentou o prefeito.

Firmino também disse que quando a cidade melhora sempre aparece a "turma do quanto pior, melhor", insinuando que o protesto pode ter sido arquitetado por opositores políticos.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Prefeitura de Teresina afirmou que há anos são realizadas audiências públicas para tratar sobre as desapropriações na região do Lagoas do Norte, com a participação de representantes do Executivo, da Câmara Municipal, do Ministério Público e das famílias que residem na região. Por isso, acrescenta a prefeitura, é injusto afirma que não houve diálogo.

Ainda de acordo com a PMT, as desapropriações só ocorreram na primeira etapa do programa Lagoas do Norte. Na atual ainda não houve reassentamentos. 

Centenas de pessoas compareceram ao corte do bolo, que integra programação do aniversário da capital (Foto: Elias Fontinele / O DIA)

Corte do bolo

Centenas de moradores do Poti Velho e de outros bairros da região compareceram à cerimônia de corte de bolo do aniversário da capital.

"Temos que continuar a avançar no rumo certo. E é isso o que o aniversário de Teresina simboliza. Essa junção de tudo o que ao longo do tempo nós já construímos e esse desejo, essa força e essa energia para que nós possamos continuar enfrentando os desafios que nos levam em direção àquilo que nós todos queremos construir", afirmou Firmino.

Tradicional corte do bolo ocorreu no final da tarde desta quinta-feira, na praça do bairro Poti Velho (Foto: Elias Fontinele / O DIA)

Leia a nota divulgada pela Prefeitura de Teresina:

A Prefeitura de Teresina informa que todas as etapas do Programa Lagoas do Norte vêm sendo discutidas com a comunidade e também na presença de instituições como o Ministério Público. Todos os processos de reassentamento do Programa Lagoas do Norte são feitos de acordo com os padrões do Banco Mundial. São tomados cuidados para causar o menor impacto possível nas famílias reassentadas, com deslocamento para a mesma região e a manutenção de familiares em residências próximas.

Sobre as intervenções na Avenida Boa Esperança, estas serão feitas para readequação do Dique do Poti, autorizada pelo Ministério Público Federal, reconhecendo a necessidade da obra para evitar riscos de inundações em caso de período chuvoso mais intenso. Atualmente esta obra está em fase de elaboração de projeto.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: