Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Após passar mal, filho de Wilson Martins é submetido a cirurgia para retirar apêndice

Victor Martins passou por uma apendicectomia utilizando o método de videolaparoscopia

17/12/2011 11:17

Notícia atualizada às 15h45

O filho do governador Wilson Martins, Victor Martins, precisou ser internado em caráter de emergência no Hospital de Terapia Intensiva (HTI), em Teresina, no início da noite desta sexta-feira. O motivo foi uma inflamação no apêndice, a chamada apendicite, patologia que deve ser tratada imediatamente após descoberta, de maneira a evitar seu rompimento e uma conseqüente infecção generalizada.

Victor - que, assim como o pai, também é médico - sentiu fortes dores abdominais, um dos sintomas da enfermidade. A doença ocorre com o acúmulo de muco no apêndice, que nada mais é do que um prolongamento do ceco, região onde fica a comunicação entre o intestino delgado e o intestino grosso (cólon).

De acordo com a assessoria do Palácio de Karnak, o filho do governador passou por uma apendicectomia (retirada de apêndice) por meio do método de videolaparoscopia, um procedimento cirúrgico que utiliza uma microcâmera para filmar o que há no abdômen do paciente.

Por ser menos invasiva, a videolaparoscopia possui uma série de vantagens. O sangramento é mínimo, o período de recuperação pós-operatória é reduzido consideravelmente, o uso de antibióticos, antiinflamatórios e anestésicos é bem menor.

Além disso, na videolaparoscopia o risco de se formar hérnia abdominal cai em cinco vezes. Isto porque o corte de uma cirurgia tradicional deixa a parede do abdômen mais frágil, podendo ceder com o esforço físico, originando a hérnia.

O procedimento diminui o risco de infecção, graças às incisões minúsculas e ao pouco sangramento. São menores também as chances de haver aderência entre os órgãos. E, por fim, há a vantagem estética, uma vez que as cicatrizes são quase imperceptíveis.

Após a cirurgia, Victor apresentou um quadro clínico positivo, não tendo ocorrido qualquer complicação. Contudo, ele permanecerá no HTI até a manhã deste domingo, em observação.

O governador Wilson Martins iria a um casamento na noite de ontem, mas cancelou o compromisso para acompanhar o filho. Neste sábado o chefe do Executivo não tinha nada agendado.

Victor (na foto abaixo) é o filho do meio de Wilson com a deputada estadual licenciada Lílian Martins, atual secretária estadual de Saúde.

Em agosto de 2008 o casal perdeu o filho mais novo, Wilson Martins Filho, morto precocemente aos 20 anos num acidente automobilístico.

Por: Cícero Portela e Juliana Dias
Mais sobre: