Ex-secretário de educação divulga carta de despedida ao deixar o cargo

O deputado Átila Lira ressaltou os pontos mais importantes de sua gestão.

04/04/2014 11:32h - Atualizado em 04/04/2014 11:38h

Compartilhar no

Em carta de despedida, o ex-secretário de educação do Piauí, deputado Átila Lira, (foto ao lado) ressaltou os pontos e ações mais importantes de sua gestão a frente da Seduc durante os três anos de mandato do ex-governador Wilson Martins.

Confira a carta na íntegra:

"Não há sensação mais gratificante que o dever cumprido. Em função dos novos desafios que me dispus a enfrentar neste ano, encerro hoje um ciclo iniciado no dia 2 de janeiro de 2011, quando tomei posse como Secretário de Estado da Educação e Cultura, retornando a esta casa depois de alguns anos.

Nestes pouco mais de três anos foquei como meta maior fomentar a qualidade da educação oferecida pelas nossas escolas e valorizar o árduo trabalho dos nossos professores. Não é fácil mudar a realidade de um Estado continental como o Piauí em tão pouco tempo. No entanto, conseguimos atingir todas as metas satisfatoriamente.

Na nossa gestão cumprimos a legislação educacional sobre o oferecimento do Ensino Fundamental e conseguimos, com êxito, municipalizar a oferta de 1º ao 5º ano prezando pelo acesso e qualidade. Construímos 24 novos prédios escolares, reformamos e/ou ampliamos mais de 130 escolas e construímos 53 novas quadras de esporte, prezando sempre pelo conforto dos nossos alunos e professores e a promoção de uma educação mais humana.

Ajustamos o atendimento do programa Mais Educação, aumentando o número de escolas atendidas para 274 e possibilitando um atendimento com 7h por dia durante toda a semana. Ampliamos de 18 para 41 escolas com educação em Tempo Integral, visando potencializar maior tempo de leituras e estudos onde os alunos passam 9h diárias na escola.

Fomos audaciosos na criação do programa Mais Saber, uma ferramenta de ensino por mediação tecnológica que tem levado educação de qualidade a 300 pontos espalhados por todo o Estado do Piauí, além de termos investido nos pólos de Universidade Aberta, pensando sempre em fazer chegar ensino superior aos mais longínquos municípios.

Criamos o projeto “Aprender é uma viagem”, um projeto muito especial que selecionou 120 alunos para estudar um período em outros países, possibilitando intercâmbio com as línguas inglesa e espanhola, uma realidade jamais sonhada por alunos da escola pública.

E o que nos deixa mais felizes é que os resultados são animadores. Em três anos, fomos o Estado que mais reduziu o analfabetismo; mais cresceu na média do IDEB, antecipando metas projetadas para 2016; obteve mais expansão na Rede de Ensino Profissionalizante dobrando o número de matrículas; e que teve a maior evolução no PISA, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, saindo da 21ª posição para ser o 11º Estado brasileiro como o melhor nível de ensino.

Concluímos a nossa gestão deixando pronta a realização de um grande concurso público que irá selecionar para o quadro efetivo da rede mais de 3.000 novos professores. Assim, reiteramos o nosso compromisso com o serviço público.

Entre estes e outros grandes motivos é que reafirmamos a sensação do dever cumprido. A certeza de ter trabalhado por todo este período unindo esforços para oferecer a toda população piauiense uma educação digna, humana e de qualidade.

Agradeço ao governador do Estado, Wilson Martins, pelo apoio sempre presente e pela dedicação inestimável à educação do Piauí. Agradeço a toda a equipe da Secretaria de Estado da Educação e Cultura por todo o empenho, dedicação e comprometimento; a cada Gerente Regional de Educação e suas equipes pelo apoio e colaboração; a todos os gestores escolares, professores e funcionários por acreditarem e colaborarem para fazer da Educação do nosso Estado uma referência para o Brasil.

À sociedade piauiense, agradeço pelo crédito, pela paciência, pelo apoio; e, especialmente, a minha família e amigos que sempre estiveram ao meu lado me apoiando e trabalhando junto. O apoio e a parceria de todos foi fundamental para conseguirmos chegar tão longe e mudar a realidade educacional desse Estado tão promissor.   

Meus desejos sinceros de que a nossa Educação continue a avançar, a prosperar e a formar e preparar a nossa juventude para um futuro que eles e o Piauí merecem, sempre próspero."


Átila Freitas Lira


Compartilhar no
Por: Da Redação

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!


Deixe seu comentário