Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ex-presidente Lula recebe título de 'doutor honoris causa' da UFPI

No Piauí desde sexta-feira (1º), Lula já visitou Marcolândia, Picos, Altos e a capital, onde recebe homenagem da universidade.

04/09/2017 10:05

Professores, estudantes e militantes do Partido dos Trabalhadores prestigiam a cerimônia de concessão do título de doutor honoris causa pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) ao ex-presidente Lula.

O petista dedicou a homenagem à esposa, Marisa Letícia, que faleceu em fevereiro deste ano, e ao ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT).

Lula recebe o título de doutor honoris causa das mãos do reitor José Arimatéia Dantas Lopes (Fotos: Assis Fernandes / O DIA)

A concessão do título de doutor honoris causa foi proposta pelo professor Antônio José Gomes, que, em seu discurso, enfatizou a evolução do ensino superior observada no país a partir de 2003. 

Para o docente, Lula conseguiu "reverter uma lógica perversa que contribuiu para o aumento das desigualdades sociais". Hoje, a UFPI tem cinco campi, 107 cursos e mais de 24 mil alunos, sendo sete mil cotistas. Em 2003 eram três campi, 49 cursos, 15 mil alunos e nenhum cotista.

"Este é um dos brasileiros que mais lutou pela inclusão social em nossa história - sobretudo pela via da democratização do acesso à educação e a tantos outros direitos", afirmou o professor.

Em seu discurso, Lula afirmou que o Piauí "durante muito tempo foi renegado pelas elites que dominavam a política local", e por isso foi um dos estados que tiveram prioridade na implantação de programas sociais, como o "Fome Zero" (hoje Bolsa Família) e o "Luz para Todos".

Ex-presidente Lula recebeu homenagem na manhã desta segunda-feira (Fotos: Assis Fernandes / O DIA)

"Tudo o que esse povo precisava era de um pouco de respeito e de um mínimo de apoio para mostrar seu valor", destacou o ex-presidente, que aproveitou a oportunidade para enumerar algumas das realizações do seu governo na educação, como a aprovação do piso nacional dos professores.


Pouco antes do início da cerimônia, o governador Wellington Dias (PT) afirmou que a deferência é justificada pelos avanços que Lula proporcionou à educação durante seus dois mandatos como presidente.

Entrega do título de doutor honoris causa foi último evento da caravana de Lula pelo Piauí (Fotos: Assis Fernandes / O DIA)

"A Universidade Federal do Piauí, uma das melhores do Brasil, reconhece aqui o papel que teve esse torneiro mecânico, Luiz Inácio Lula da Silva, na construção da educação no Piauí e no Brasil. A gente tinha uma universidade com atuação muito pequena - praticamente Teresina, Parnaíba, Picos - e ela hoje é uma das maiores universidades. O presidente Lula garantiu a democratização do conhecimento. Ele teve como missão fazer essa expansão dos institutos federais e das universidades federais, viabilizou o acesso às vagas de faculdades, tudo isso para que o Brasil pudesse crescer, tendo como alicerce a educação", afirmou o governador Wellington Dias (PT). A vice-governadora Margarete Coelho (PP) também está presente ao ato solene.

O ex-presidente Lula e o reitor da UFPI, José Arimatéia Dantas (Fotos: Assis Fernandes / O DIA)


Por: Cícero Portela e Ithyara Borges
Mais sobre: