• Banner Cultura Governo do PI
  • Obras no Litoral Cultura
  • Clínica Shirley Holanda
  • SOS Unimed
  • Novo app Jornal O Dia

Eudes Ribeiro é eleito prefeito de Fronteiras

Município passou por eleição suplementar após cassação de Osmar Sousa

09/10/2011 18:44h

Há apenas um ano das eleições municipais de 2012, Eudes Agripino Ribeiro (PPS) foi eleito ontem (9) prefeito de Fronteiras, a 422 km de Teresina. O candidato do PPS teve 4.356 votos (63,51% dos votos válidos) contra 2.503 votos do petista José Laércio da Luz (36,49%). A diplomação do candidato eleito está marcada para as 9h de terça-feira, no Fórum da cidade. A posse acontece logo em seguida na Câmara Municipal de Vereadores.

O percentual de abstenções foi alto. Ao todo, 1.478 eleitores aptos a votar (17,04% do total) não compareceram aos locais de votação. Foram registrados 283(3,93%) votos nulos e 56 (0,78%) votos brancos.

O candidato eleito tem como vice Antonia Jussara Gomes Alves e disputou o pleito pela coligação "O futuro começa agora" (PTB, PMDB, PR, PPS). Já José Laércio contava com o apoio do partido do prefeito cassado em 2008, Osmar Sousa (PDT), na coligação Trabalho, Justiça e Renovação" (PT, PDT, PCdoB, PRB, DEM).

De acordo com o juiz eleitoral Marcos Antônio Mendes, o clima da eleição foi acalorado, mas o pleito ocorreu dentro da normalidade. Na véspera da votação, a Polícia Militar apreendeu um ônibus com 40 eleitores vindos do estado de Pernambuco para votar em Fronteiras. O Ministério Público Eleitoral ainda acompanha a averiguação de possível crime eleitoral.

Cassação

O prefeito eleito em 2008, Osmar Sousa (PDT), foi cassado pela Justiça Eleitoral por conduta vedada a gestor público, transporte ilegal de eleitores, compra de votos, abuso de poder político e econômico. No mês de novembro acontecem outros três pleitos extemporâneos para prefeito: Alagoinha, no dia 6; Caracol, no dia 13; e Prata do Piauí, no dia 20.

Fonte: Vanessa Mendonça - Jornal O Dia

Deixe seu comentário