Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Estudantes fazem ato na Assembleia por autonomia financeira da Uespi

Sindicato afirma que falta vontade política do Governo do Estado para priorizar os investimentos na Universidade Estadual do

12/12/2018 11:30

Estudantes da Universidade Estadual do Piauí realizaram um protesto na Assembleia Legislativa do Piauí nesta quarta-feira (12) para exigir um orçamento maior para a instituição de ensino superior em 2019.

O professor Daniel Solon, diretor de Assuntos Sindicais da Adcesp (Associação de Docentes da Universidade Estadual do Piauí), afirma que a Uespi só vai conseguir superar os inúmeros problemas que enfrenta quando os poderes Executivo e Legislativo aprovarem sua autonomia orçamentária.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

Ele cita o atraso no pagamento de servidores, a precariedade na estrutura de alguns campi, a escassez de bibliotecas e a carência de técnicos nos laboratórios, o que obriga os professores a atuarem "na base do improviso". 

"O orçamento da nossa universidade é inexpressivo quando comparado, por exemplo, ao orçamento da própria Assembleia Legislativa. No ano passado o orçamento aprovado para a Uespi foi R$ 100 milhões a menos que o orçamento da Assembleia. Isso para uma universidade que tem mais de 20 mil estudantes, cerca de mil professores, mais de mil servidores e está espalhada por todo o Piauí. Enquanto a Assembleia tem apenas 30 deputados e está instalada aqui em Teresina. Sem falar que a universidade tem uma repercussão social enorme. Então, é uma injustiça muito grande e nós temos que romper essa contradição. Nós acreditamos que só conseguiremos resolver essa situação se conseguirmos autonomia financeira para a Uespi. Sem autonomia financeira não existe solução para os problemas da nossa universidade. Vamos sempre ficar aqui com o pires na mão, atrás de uma emenda ou outra, mas, de fato, os problemas não vão ser resolvidos", destaca o diretor da Adcesp.

Para 2019, está previsto um orçamento de R$ 270 milhões para a Uespi. Porém, a Adcesp calcula que todos os anos o governo libera apenas em torno de dois terços do que é previsto na LOA, daí a importância de ser aprovada a autonomia orçamentária da universidade, destaca a associação.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

Solon critica a classe política do Piauí, por não reconhecer o potencial que a universidade possui para desenvolver o estado, por meio da pesquisa, da ciência e da formação de profissionais. Para o diretor da Adcesp, falta vontade política do Governo do Estado de colocar a Uespi num patamar de prioridade para a educação.

Manifestantes pedem a relator do orçamento que nomeações de novos professores seja assegurada

O ato na sede do Poder Legislativo foi organizado por alunos do Centro de Ciências da Saúde da Uespi, que reúne os cursos de medicina, enfermagem, fisioterapia, educação física e psicologia.

De acordo com os manifestantes, estes são alguns dos cursos que mais sofrem com a carência de professores. A Uespi possui, atualmente pouco mais de 800 professores do quadro efetivo, e o total de docentes chega a pouco mais de mil se somados os temporários e provisórios.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

Uma comissão formada por cerca de dez pessoas, incluindo estudantes e professores, reuniu-se com o deputado Nerinho (PTB), que é o relator da Lei Orçamentária Anual de 2019, para discutir a possibilidade de aumentar o orçamento da Uespi para o próximo ano. Essa hipótese, contudo, foi descartada, por conta do pouco tempo que resta para votação do orçamento. 

Os manifestantes, então, solicitaram que o deputado relator que negocie com os demais parlamentares a possibilidade de incluir na lei orçamentária a previsão de recursos próprios para a realização de concurso público e nomeação de mais professores.

"Nós observamos que o dinheiro destinado para concurso público é de fonte externa. Então, solicitamos ao relator que pelo menos essa fonte passe a ser os recursos próprios do Governo. Só assim será garantida a realização de concurso público, que é essencial, porque nós continuamos com o problema de falta de professores. O movimento de hoje foi organizado por estudantes do CCS, que sofre com uma grave escassez de professores. No último concurso realizado não foram destinados professores para o centro", destaca Rosângela Assunção, coordenadora-geral da Adcesp.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

A professora opina que se a Uespi tivesse autonomia orçamentária boa parte dos problemas estruturais observados na instituição poderiam ser solucionados ou, pelo menos atenuados.

"O governo está, praticamente, só pagando a folha da Uespi. Falta eletricista, falta telefone fixo, às vezes falta internet. Os diretores de cursos, em muitos casos, precisam resolver questões da universidade de suas casas, porque no campus não tem estrutura. Há, também, inúmeras salas de aula com goteiras, e a universidade não tem como fazer os reparos. Tem campus que está cheio de lixo, porque não tem dinheiro sequer pra contratar alguém pra recolher o lixo", lamenta Rosângela Assunção.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

Uespi reconhece necessidade de mais professores e diz que fará seletivo

Por meio de nota, a Universidade Estadual do Piauí reconheceu que faltam professores em algumas disciplinas do curso de medicina. Porém, a instituição afirma que essa demanda será suprida com a realização de processo seletivo previsto para o próximo ano.

"A respeito da estrutura física de laboratórios e espaços do CCS, a Uespi acrescenta que já está ciente da situação e que está buscando unir esforços com o Governo do Estado do Piauí, com a finalidade de realizar melhorias na infraestrutura do referido centro", acrescenta a nota.


Fotos: Assis Fernandes/O Dia

Por: Cícero Portela e Ithyara Borges
Mais sobre: