Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Entre estados do NE, bancada federal do PI é a mais alinhada ao governo Bolsonaro

Levantamento do site Congresso em Foco mostra que a maioria dos deputados e senadores piauienses votaram favoráveis às pautas do governo

29/09/2020 11:41

Os deputados federais e senadores do Piauí são os parlamentares da região Nordeste mais alinhados às propostas do presidente Jair Bolsonaro, é o que mostra o levantamento divulgado nesta terça-feira (29) pelo Congresso em Foco, que leva em conta 347 votações nominais realizadas entre fevereiro de 2019 e fevereiro de 2020.

Na Câmara Federal, o site revelou que a maioria dos dez piauienses titulares na Casa votaram de acordo com a orientação do líder do Governo Federal em 80% das votações, número que representa o décimo maior índice em relação às demais bancadas e o maior entre as dos estados da região Nordeste.

(Fonte: Congresso em Foco/Radar do Congresso)

No Senado, o percentual de alinhamento dos três representantes do Estado é ainda maior, chegando aos 93%. Com este percentual, o Piauí permanece na liderança do ranking entre as bancadas nordestinas e ocupa, assim, o terceiro lugar entre de todas as unidades da federação.

(Fonte: Congresso em Foco/Radar do Congresso)

"O alinhamento é político e às vezes pelas propostas em votação. Por exemplo, no caso do Fundeb, o alinhamento foi geral, uma unanimidade. Uma causa educacional geralmente faz com que a bancada vote a favor. O mesmo ocorreu em relação aos auxílios emergências", disse o deputado Átila Lira (Progressistas), coordenador da bancada federal piauiense, ao DIA.

Átila Lira (Foto: Moura Alves/ODIA)

Vale ressaltar que o levantamento não especifica o comportamento individual de cada um dos parlamentares, pois só considera o resultado geral por cada bancada estadual durante as votações. Por exemplo, houve momentos em que deputados de oposição, como Rejane Dias e Assis Carvalho, ambos do PT, foram contrários às pautas do governo, mas eram minoria.

Fonte: Congresso em Foco
Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: