Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Empresas de transporte por aplicativo têm um mês para realizar cadastro

Em maio deste ano, STF decidiu que são inconstitucionais as leis municipais que proíbem ou restringem de forma desproporcional o serviço de transporte privado de passageiros.

01/07/2019 15:22

As empresas de transporte privado de passageiros por aplicativo, como a Uber e a 99, têm um mês para se cadastrar na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), atendendo à Lei Municipal nº 5.324, que disciplina o serviço em Teresina.

A gerente de Licenciamento e Concessão da Strans, Cíntia Machado, esclarece que não são os motoristas que devem fazer o cadastro na superintendência, mas apenas as empresas em que trabalham, chamadas de operadoras de tecnologia de transporte (OTTs).

“Algumas pessoas estão com essa dúvida. Os motoristas devem procurar a empresa que prestam seus serviços, com seus documentos e os do veículo que utilizam, para que elas [as empresas] possam vir até a Strans e fazer o cadastro de todos os funcionários”, explica a gestora.

Em maio deste ano, o Supremo Tribunal Federal decidiu que são inconstitucionais as leis municipais que proíbem ou restringem desproporcionalmente a atividade de transporte individual de passageiros por meio de aplicativos. 

Por unanimidade, foi julgada procedente a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 449, ajuizada pelo Partido Social Liberal (PSL) contra a Lei 10.553/2016 de Fortaleza (CE), que proibia o uso de carros particulares, cadastrados ou não em aplicativos, para o transporte remunerado individual de pessoas, e previa multa de R$ 1.400 ao condutor do veículo.

Também em votação unânime no STF, foi negado provimento ao Recurso Extraordinário (RE) 1054110, com repercussão geral reconhecida, no qual a Câmara Municipal de São Paulo (SP) questionava acórdão do Tribunal de Justiça estadual (TJ-SP) que declarou a inconstitucionalidade da Lei Municipal 16.279/2015, que proibiu esta modalidade de transporte na capital paulista.

Com a decisão do Supremo, os legislativos municipais podem aprovar leis destinadas a regulamentar o serviço, sem qualquer medida que caracterize proibição ou restrição à atividade.

Clique aqui para acessar o decreto da Prefeitura.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: