Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em Teresina, resultado do segundo turno sairá até às 20h30, diz TRE-PI

O TSE corrigiu alguns problemas que foram registrado no primeiro turno e que ocasionou a demora na divulgação dos resultados

29/11/2020 12:15

Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  adotou uma série de medidas e corrigiu alguns problemas que foram registrados no primeiro turno das eleições para que o resultado do pleito de hoje seja apurado de forma mais célere. Dessa forma, a expectativa é de que o resultado do segundo turno seja divulgado por volta das 20h e que, até às 20h30, será possível saber o nome do novo prefeito de Teresina.

A informação foi repassada pelo secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Anderson Lima, durante coletiva à imprensa. Ele enfatizou que foram registradas algumas intercorrências na fase final do pleito, ainda no primeiro turno, mas que esses problemas foram identificados e contornados.

Anderson Lima, secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) (Foto: Divulgação/Ascom TRE-PI)

“O TSE alterou equipamentos e o software e durante essa semana fizemos uma série de testes. Do outro lado tivemos também problema no sistema de justificativa que não funcionou. Muita gente teve problema para baixar o aplicativo e justificar. Algumas limitações foram feitas no segundo turno e hoje apenas a justificativa está apta a funcionar para que ela tenha prioridade’, destacou.

Anderson Lima acrescentou que, até o momento, seis urnas foram substituídas em Teresina, mas que este é considerado um número bastante pequeno, dentro da expectativa do TRE-PI e que o pleito acontece com tranquilidade e normalidade.

A situação está tranquila, a votação tem ocorrido com normalidade e esperamos que isso aconteça até o final do dia. A urna não é vulnerável a ataques externos porque não é conectada com a internet. Todo os dados armazenados nela são extraídos por meio de cartões e, por essa razão, torna inviável qualquer ataque”, enfatizou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PI.

No primeiro tuno também foram registrados problemas com o e-Título, vez que o servidor não suportou a demanda de usuários. Foram mais de 13 milhões de acesso no dia 15 de novembro, sobrecarregando o sistema. O aplicativo passou por melhorias e, apesar do problema apresentado, não gerou prejuízo ao pleito. Ao todo, foram feitas 349.300 justificativas em todo o Brasil por meio do e-Título.

“Quando o eleitor confirma na urna, essa informação é registrada por um registro digital que fica armazenada no flash de votação. Quando acaba a votação, o resultado daquela sessão é fixado na porta. Paralelo a isso é gerado o boletim de urna, gravado na mídia de resultado. Isso é encaminhado pra zona eleitoral, que reúne a documentação e é repassa para o TSE, a fim de gerar os resultados”, explicou Anderson Lima.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: