Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em Teresina, ministro das Cidades evita falar se PP apoiará candidato de Temer

Ministro das Cidades, Alexandre Baldy (PP), participou da inauguração do Terminal de Integração do Parque Piauí.

16/03/2018 18:44

O ministro das Cidades, Alexandre Baldy (PP), esteve novamente em Teresina nesta sexta-feira (16), desta vez para participar da inauguração do Terminal de Integração do Parque Piauí, na zona sul da capital, e tratar com o prefeito Firmino Filho (PSDB) sobre os investimentos realizados na capital piauiense pelo Governo Federal, por meio do seu ministério.


Ministro Alexandre Baldy veio a Teresina participar de inauguração de terminal no bairro Parque Piauí, zona sul (Foto: Moura Alves / O DIA)


Baldy filiou-se ao PP na última quarta-feira (14), embora sua entrada na sigla já tivesse sido acertada desde novembro do ano passado, quando ele foi nomeado para o ministério.

Ao ser questionado pela reportagem d'O DIA se sua filiação ao PP pode ser considerada uma indicação de que a sigla vai apoiar o candidato do Governo Temer nas eleições presidenciais de outubro, Baldy afirmou que não pretende tratar de eleições no momento, e que está mais focado nas ações desenvolvidas por sua pasta. "Não temos qualquer tipo de diálogo sobre as eleições. Ainda são muito grandes os desafios no Ministério das Cidades, e a minha posição pessoal hoje é absolutamente estrita às atribuições que exerço à frente do ministério [...] Enfim, são muito grandes os nossos desafios e nós não podemos apequenar, nos preocupando com questões políticas, das eleições de 2018", afirmou Baldy, que é cotado para assumir a presidência do diretório regional do PP em Goiás.

Na reunião com o ministro das Cidades, Firmino falou sobre como vai funcionar o "Inthegra", novo sistema de transporte público da capital.

Firmino, o ministro Alexandre Baldy e o senador Ciro Nogueira (Foto: Moura Alves / O DIA)

"Hoje podemos verificar os investimentos que estão sendo concretizados pela Prefeitura, pela administração municipal, com o apoio do Governo Federal, através do Ministério das Cidades [...] Eu acredito que esse novo modelo [de transporte público], com os investimentos que foram realizados, ele trará sim mais qualidade e, principalmente, mais funcionalidade para os usuários", afirmou o ministro.

Firmino, por sua vez, opinou que o Inthegra, além de dar mais conforto aos usuários, vai proporcionar uma melhoria sensível na mobilidade urbana da capital, reduzindo o número e a extensão dos congestionamentos. 

Firmino admitiu que novo sistema de transporte coletivo pode apresentar "erros" e despertar "reações", mas disse que ele é necessário diante do acelerado crescimento da frota de veículos da capital (Foto: Moura Alves / O DIA)

Segundo o prefeito, diante do grande crescimento da frota de veículos que vem ocorrendo em Teresina, o novo sistema mostrou-se "necessário". Mas o tucano reconhece que ele está suscetível a "erros" e a "reações". 

"A gente tem que ter a maturidade de reconhecer os erros, de fazer as correções, mas a gente tem que ter também a visão de dizer que esse sistema é necessário para que a cidade possa se mover melhor, é necessário para o nosso futuro", afirmou Firmino.

Baldy, que é deputado federal licenciado, ainda não anunciou se vai deixar o Ministério das Cidades para disputar as eleições em outubro. Para isso, ele precisaria se desincompatibilizar até seis meses antes do pleito, ou seja, antes do dia 7 de abril.

A vice-governadora Margarete Coelho (PP) e o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, também participaram da reunião no Palácio da Cidade.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: