Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em Picos, eleitor sem candidato chega a 44,38% do total

Wellington Dias aparece com 37,86% das intenções de voto em Picos. Já o Doutor Pessoa tem 6,43% das intenções.

25/08/2018 08:32

A pesquisa do Instituto Data AZ em Picos registra 44,38% de eleitores sem candidato na sondagem estimulada. Os eleitores sem candidatos são os indecisos somados aos que declaram voto nulo e branco. Na pesquisa espontânea, esse eleitor soma 73,57% dos entrevistados. 

O governador Wellington Dias (PT), candidato ao quarto mandato, tem 37,86% das intenções de voto na pesquisa estimulada e 20,95% na espontânea. Segue bem distante dos adversários. Dr. Pessoa, do Solidariedade, tem 6,43% na estimulada e 1,43% na espontânea.

Wellington Dias aparece com 37,86% das intenções de voto em Picos. (Foto: Arquivo O Dia)

 Luciano Nunes, do PSDB, é o terceiro na pesquisa estimulada (5,48%), trocando de lugar com pessoa na espontânea, onde é o segundo, com 3,10% Nenhum outro postulante ao governo do Piauí consegue mais que um ponto percentual das intenções de votos em Picos.

Em eventual segundo turno, os eleitores de Picos manteriam a vantagem observada pelo petista. Numa disputa direta com o candidato do Solidariedade, Wellington venceria Dr. Pessoa com ampla vantagem: 40,71% contra 18.81%. Mesmo assim, convém lembrar que os eleitores sem candidato, neste cenário, somariam 40,47%. 

 Dr. Pessoa, do Solidariedade, tem 6,43% na estimulada e 1,43% na espontânea. (Foto: Arquivo O Dia)

Se o segundo turno em Picos fosse entre o petista e o tucano Luciano Nunes, a vitória do governador se repetiria. O placar seria de 41,19% para Wellington Dias e 15,48% para o deputado estadual do PSDB. Os eleitores sem candidato somariam mais que as intenções de voto do petista: 43,34%. Rejeição Em Picos também se manteve o padrão de baixa rejeição aos candidatos a governador. 

 Luciano Nunes, do PSDB, é o terceiro na pesquisa estimulada (5,48%). (Foto: Arquivo O Dia)

O mais rejeitado foi Wellington Dias, com 13,10%, ainda assim quase dez vezes mais que Dr. Pessoa, o segundo neste indicador negativo, rejeitado por 1,42% dos entrevistados. Luciano Nunes foi rejeitado por 0,95% e além dele nenhum outro candidato teve mais que meio ponto percentual de rejeição. 

Os que não rejeitam nenhum dos candidatos somam 82,62% dos eleitores de Picos.

Frank Aguiar e Wilson Martins empatam na briga pelo Senado 

O Instituto Data AZ colheu um embate rigoroso em primeiro lugar na disputa pelas vagas de senador entre os candidatos Frank Aguiar (PRB) e Wilson Martins (PSB). Ambos aparecem com 12,50%. Ciro Nogueira (Progressistas) vem a seguir, com 6,90% e Marcelo Castro (MDB) tem 3,81% das intenções de voto. Somam 60,12% os eleitores de Picos sem candidato a senador (indecisos, nulos e brancos). 

Rejeição 

Também é pequena a rejeição aos candidatos a senador. Ciro Nogueira tem 5,95% de eleitores picoenses que declaram não votar nele de jeito nenhum para o Senado, seguido por Wilson Martins (2,62%), Marcelo Castro (1,90%) e Frank Aguiar (1,43%). Em Picos, 86,67% dos eleitores não rejeitam nenhum dos postulantes ao Senado e Nenhum outro candidato, além de Ciro, Marcelo, Wilson e Frank teve mais que um ponto percentual de rejeição.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: