Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em ofício, MDB 'reivindica' vaga de vice na chapa governista

Documento foi resultado da reunião realizada na manhã desta quarta-feira, no diretório regional emedebista.

18/07/2018 17:29

O diretório regional do MDB encaminhou um ofício ao governador Wellington Dias (PT) reiterando que o partido "reivindica a vaga de vice-governador na chapa majoritária a ser formada para as eleições de 2018".

O documento foi enviado ao Palácio de Karnak menos de 24 horas após a reunião entre W. Dias e o deputado estadual Themístocles Filho (MDB), na qual o petista informou que pretende ter a senadora Regina Sousa como sua vice nas eleições deste ano.


O governador Wellington Dias ao lado do deputado Themístocles Filho e da senadora Regina Sousa, em reunião realizada este ano com membros do governo (Foto: Jailson Soares / O DIA)


Além do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), também assinaram o ofício o deputado federal Marcelo Castro, presidente do diretório do MDB no Piauí, e os deputados estaduais João Madison Nogueira, Liziê Coelho, Severo Eulálio, Pablo Santos e Zé Santana, além dos suplentes de deputado Mauro Tapety e Ismar Marques, e de Henrique Pires, ex-presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e membro do diretório.

No documento, o MDB também exige "a formação de uma chapa proporcional para os cargos de deputado federal e estadual com todos os partidos da base, sem exceção".

Deputado descarta outros nomes para vice, que não seja o de Themístocles

Em entrevista ao portal O DIA no início da noite, o deputado Pablo Santos negou a informação de que o MDB estaria disposto a indicar o seu nome para ser o vice de Wellington na chapa governista, como uma alternativa ao deputado Themístocles Filho.

Pablo afirma que isso não passou de uma especulação ventilada por parte da imprensa, e que ficou "surpreso" ao ver a informação em alguns veículos de comunicação.

"Não houve nada oficial, de dentro do partido, levantando meu nome com relação à candidatura a vice-governador. Acredito que essa especulação surgiu em função da minha proximidade com o deputado Themístocles e com o deputado Marcelo. Mas o partido não manifestou essa terceira via", afirma o deputado.

Ainda de acordo com o emedebista, o MDB também não aceita que Themístocles seja trocado por qualquer outro, mesmo o de Marcelo Castro. "Se o governador voltar atrás e indicar o deputado Marcelo [para vice], se não houver um entendimento dentro do MDB, vai acabar criando um mal-estar maior ainda dentro do partido. Como é que deputado Themístocles não serve, e outro serve? Se a vaga de vice for do MDB, o partido tem que sentar, se reunir e saber qual o melhor nome para representá-lo", pontua o parlamentar.

Anúncio de Wellington gerou 'mal-estar e insatisfação' nas bases

Mesmo ressaltando que a chapa governista ainda não está fechada, podendo haver mudanças nas definições até as convenções partidárias, o deputado Pablo Santos admite que a decisão de Wellington, de preterir Themístocles e colocar Regina como sua vice, gerou um "mal-estar" e uma "insatisfação" na base do MDB.

"As bases do MDB no interior ainda não digeriram [...] O MDB sempre foi um aliado do governador desde o primeiro momento, ajudando na Assembleia Legislativa. O presidente Themístocles foi uma pessoa muito leal ao governador. Nos momentos difíceis que o governo passou o presidente Themístocles estava ao lado do governador, assim como o deputado Marcelo", opina Pablo Santos.

O emedebista acrescenta que o partido ainda está confiante em conseguir que o governador volte atrás e aceite o presidente da Alepi como seu vice.

"O MDB ainda não desistiu da vaga de vice-governador. O partido vai lutar até o fim pela vaga", conclui Pablo Santos.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: