Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Elmano Férrer considera "˜oportuno"™ aumento da tolerância de cargas em caminhões

Senador piauiense destaca a importância da medida para a categoria neste momento de crise

23/05/2021 15:00

A Medida Provisória (MP), autorizando o aumento dos limites de tolerância de peso por eixo nos caminhões de carga, é considerada como “oportuna” pelo senador Elmano Férrer (Progressistas), vice-líder do governo no Senado, que considera os efeitos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) ao setor de transportes.

(Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)

A matéria, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada na edição da última quarta-feira (19) do Diário Oficial da União (DOU), já está em análise no Congresso Nacional. “Inclusive ela traduz a força, nesse cenário de crise, para os bravos trabalhadores, ou seja, os caminhoneiros das estradas brasileiras”, avalia o parlamentar.

A MP integra o programa Gigantes do Asfalto e aumenta os limites de tolerância de peso por eixo no transporte de cargas. Agora, na pesagem de caminhões, a tolerância do peso bruto total passará de 10% para 12,5% por eixo nas cargas acima de 50 toneladas. E nas inferiores a 50 toneladas será permitido até 5% de excesso no peso. 

Integrante da Comissão de Infraestrutura da casa legislativa, Férrer destaca que a mudança na pesagem dos caminhões de transporte de mercadorias, uma reivindicação antiga da classe dos caminhoneiros, é resultado de uma intensa conversa entre setores do governo e a categoria.

Elmano Férrer (Foto: Pedro França/Agência Senado)

“Quero enfatizar aqui, neste momento, que este aumento da tolerância do peso por eixo dos veículos de transporte de carga é fruto do diálogo permanente, um diálogo proveitoso e inteligente do nosso ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, com as lideranças, os representantes da categoria profissional”, conclui o piauiense.

Fonte: Com informações da Rádio Senado
Mais sobre: