Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eleições em Timon: Professora Dinair Veloso aposta em gestão voltada para a educação

A candidata foi secretária Municipal de Educação na gestão do atual prefeito, Luciano Leitoa, por sete anos, deixando o cargo para disputar as eleições este ano.

07/10/2020 14:49

Candidata à Prefeitura de Timon pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), a professora Dinair Veloso revelou em entrevista concedia à O Dia TV, canal 23.1, que a aposta do plano de governo para sua gestão, caso seja eleita, tem como base a educação. A candidata foi secretária Municipal de Educação na gestão do atual prefeito, Luciano Leitoa, por sete anos, deixando o cargo para disputar as eleições este ano.

Foto: Assis Fernandes/O Dia

Eleita vereadora de Timon em 2012, a professora destacou os avanços na área enquanto esteve à frente da pasta. Segundo ela, entre os avanços obtidos na atual gestão estão a climatização de salas de aula da rede municipal, além da construção de nove creches, quadras cobertas e a implantação de uma escola bilíngue.

“Nós recebemos uma educação difícil, com salários atrasados, com escolas de taipa, nós avançamos muito, reformamos 100% das escolas municipais. Vamos continuar investindo na educação, valorizando os professores, realizando concurso público. Na nossa gestão realizamos dois concursos públicos porque nós entendemos que o que muda realmente a vida das pessoas é a educação”, destaca Dinair Veloso.

Para a ex-secretária, os investimentos na área repercutiram em resultados, como o último resultado do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), em que o município obteve a maior nota do estado do Maranhão, se comparada às cidades com mais de 100 mil habitantes.

Foto: Assis Fernandes/O Dia

Além disso, a candidata a prefeita de Timon destacou que um dos focos da sua gestão deverá ser a Atenção Básica, além da melhoria e ampliação do Hospital do Parque Alvorada, através dos avanços na área de cirurgia, a criação do Centro Especializado de Atendimento ao Idoso, e habilitação de outras especialidades no Centro de Reabilitação Maria do Carmo Neiva, como atendimento a pacientes com deficiência auditiva e visual e uma oficina ortopédica.

“Tivemos que reabrir clínicas e hospitais que estavam fechados, nós fortalecemos a atenção básica, com a construção de 18 UBS que funcionam em tempo integral. Agora mesmo nessa pandemia, se não fosse a atuação em que o município agiu fortemente na prevenção e na cura, a gente lamenta muito porque perdemos muitas vidas, mas a prefeitura foi uma protagonista nesse sentido, aumentamos os leitos do hospital do parque alvorada e as UTIs do Hospital Alarico Pacheco”, afirma.

Outro ponto de destaque na entrevista foram os investimentos na área de saneamento básico do município. Segundo a candidata, na gestão do atual prefeito foram investidos cerca de R$ 100 milhões para consolidando do sistema de distribuição de água. Porém, em algumas partes do município, o esgoto corre a céu aberto, causando riscos à saúde da população. “O papel da prefeitura é de fiscalizar através da agência reguladora, inclusive essa parte de saneamento. A empresa já começou através da avenida Teresina e vamos avançar”, enfatiza.

Já a geração de emprego e renda será voltada a capacitação profissional da população, para o aumento da construção de imóveis novos, vagas em obras de infraestrutura a serem coordenadas pela Prefeitura de Timon e parceria na agricultura familiar. “Vamos potencializar ainda mais isso e a questão das obras, nós temos 20 obras do FNDE, concluímos todas e isso gera emprego e renda, e isso é importante, sobretudo nesse período”, conclui.

Para finalizar, Dinair Veloso afirmou que pretende estreitar laços com o futuro gestor do município de Teresina, para promover o bem-estar da população timonense.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: