Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eleições em Timon: Comandante Schenneyder quer integração do transporte com Teresina

Segundo ele, a intenção é integrar o transporte coletivo do município para reduzir a quantidade de passagens para se locomover entre as duas cidades.

08/10/2020 14:50

Em entrevista à O Dia Tv, 23.1, o comandante Schenneyder (Republicanos), candidato a prefeito de Timon, afirmou que uma das suas propostas de governo é trabalhar para inserir Timon no sistema de integração do transporte público de Teresina. Segundo ele, a intenção é integrar o transporte coletivo do município para reduzir a quantidade de passagens utilizadas pelo timonense que precisam se locomover para Teresina.

“Timon faz parte da Grande Teresina, não podemos ficar isolados nesse momento. Vamos trabalhar efetivamente nessa parceria, principalmente no transporte público.  Nós temos vínculo com Teresina, essa reciprocidade é muito forte, precisamos estabelecer esses vínculos e vamos fazer isso com muita responsabilidade”, destacou o candidato.

Foto: Assis Fernandes/O Dia

Por ter sido comandante da Polícia Militar de Timon, o tenente-coronel Schenneyder tem como base forte no seu plano de governo a segurança pública. Ele afirma que um dos seus objetivos, caso seja eleito, é fortalecer a Guarda Municipal de Timon, aumentando para 200 o número de guardas, além da criação de uma central de integração entre as forças de segurança que atuam no município.

“Eu vivi a minha vida toda fazendo gestão da segurança pública, em Timon não foi diferente, nós tivemos um alcance significativo na sensação de segurança, trabalhando especificamente a questão do policiamento e isso me fez conhecer muitos dos problemas da cidade e ter uma interação com a comunidade e assim resolvemos muitos desses problemas”, destaca.

O candidato propõe ainda uma descentralização do policiamento, expandindo a atuação das forças policiais também para a zona rural. Outra questão é criação de um sistema de monitoramento das áreas críticas do município, fazendo parcerias entre a Prefeitura Municipal e a Polícia Militar.

Ainda na área da segurança pública, o comandante Schenneyder esclareceu que pretende implementar um tratamento diferenciado para as mulheres do município, em especial aquelas vítimas de violência doméstica. “Nós da segurança pública ouvimos e vimos muito na prática que nós tínhamos muitos casos de violência doméstica, principalmente aos finais de semana. Temos uma proposta clara para a Lei Maria da Penha e para que a violência doméstica acabe, as mulheres precisam ter um foco diferenciado e faremos isso na nossa gestão”, acrescentou.

Foto: Assis Fernandes/O Dia

Já no âmbito econômico, o candidato quer dar incentivos para que novas empresas sejam instaladas em Timon, além disso, ele promete criar um centro de qualificação para jovens, facilitar o pagamento de multas e juros para empresas e fomentar uma parceria com a Secretaria de Fazenda, para ter informações precisas sobre o ICMS arrecadado no município.

“Precisamos também fazer parceiras com a Receita Federal para que o ISS, por exemplo, dos cartões de crédito e dos planos de saúde, por exemplo, possa ficar na nossa cidade e assim melhorar a economia. Vamos ainda colocar os salários em dia porque isso com certeza aquece a economia e melhora a geração de empego e renda”, finaliza.

Segundo ele, a administração municipal tentará manter um canal aberto de diálogo tanto com o Governo do Estado do Maranhão quanto com o Governo Federal, mesmo sabendo que os dois poderes atualmente são oposição entre si, para que assim o município seja contemplado com verbas, principalmente na infraestrutura, tendo em vista que o município enfrenta um problema grave de alagamento no período chuvoso.

“Quando eu saí do comando, houve um chamamento, a população clama por uma mudança em Timon, há um cansaço natural com as velhas políticas, e nós não estamos propondo aqui uma mudança de nomes, mas uma mudança de ideias, e esse contato que eu tive as famílias, com a população e com os problemas, me fez estar apto a ser prefeito”, finalizou.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: