Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eleições 2020: TRE-PI adotará protocolo elaborado pela Vigilância Sanitária do Piauí

Normas foram discutidas internamente e devem as medidas que a Justiça Eleitoral já vem adotando em relação à pandemia

27/08/2020 11:54

Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) deve seguir todas as recomendações dos protocolos elaborados pela Vigilância Estadual durante o todo processo das eleições municipais deste ano, com votações agendadas para os dias 15 e 29 de novembro, esta última data para casos de segundo turno 

“A Justiça Eleitoral tem se preocupado, de forma efetiva, com a segurança sanitária durante o período eleitoral, tanto com a preservação da saúde dos mesários como do eleitor. Todas as providências vem sendo tomadas, no sentido de atender aos protocolos sanitários do estado e dos municípios”, explicou o desembargador José James, presidente da Corte.

Desembargador José James (Foto: Aquivo/ODIA)

Na semana passada (17), o TRE-PI recebeu da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), o protocolo específico com todas as medidas sanitárias e de higiene a serem respeitados durante as Eleições 2020 nas cidades piauienses. O documento, foi discutido e melhorado por técnicos do Tribunal, alterações acatadas pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE) e Comitê Pró Piauí.


LEIA TAMBÉM: TRE-PI aguarda doação de equipamentos de segurança para o pleito 

“Iremos minimizar ao máximo as aglomerações, recomendamos que não haja contato físico entre as pessoas com o respeito a distância mínima de dois metros, e outro ponto fundamental será a cobrança do uso obrigatório de máscara por todos em todos os momentos”, frisou Kelson Nobre Veras, médico infectologista do TRE-PI

De forma geral, serão obedecidos dois protocolos, um mais amplo com as normas do governo estadual em relação à doença, e outro específico, com regras voltadas para a Justiça Eleitoral. “O TRE-PI está em consonância com esses órgãos, no sentido de termos eleições seguras e que possamos manter o equilíbrio das eleições de forma satisfatória a democracia brasileira”, finaliza o desembargador José James.

Fonte: TRE-PI
Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: