Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eleição suplementar em Juazeiro do Piauí é suspensa devido Covid-19

Uma nova data será deliberada logo que as medidas sanitárias sejam flexibilizadas

05/04/2021 17:45

A eleição suplementar que aconteceria no próximo domingo (11) no município de Juazeiro do Piauí, no Norte do estado, foi suspensa pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) devido o agravamento da pandemia do novo coronavírus. Durante sessão na tarde desta segunda-feira (5) a pauta foi colada em discussão e aprovada por unanimidade.


Leia também: Partidos podem evitar punições com organização antecipada, orienta advogado 


Para o presidente do TRE-PI, desembargador José James, manter o calendário eleitoral traria prejuízos e desrespeito às medidas de segurança contra a Covid-19. Ele defendeu que as atividades de campanha já realizadas seguem valendo, contudo, uma nova data será deliberada logo que as medidas sanitárias sejam flexibilizadas.


“A manutenção do pleito na data marcada atenderia somente a interesses meramente político ou eleitoral, razão pela qual a suspenção das eleições suplementares do município de Juazeiro do Piauí, é medida que se impõe. Voto no sentido de suspender a execução do calendário eleitoral aprovado e quais atos de campanha em prejuízo daqueles já realizados até a presente data permanecem perfeitos e válidos”, disse José James. 

Entenda

Uma nova eleição acontecerá em Juazeiro do Piauí após o vencedor do pleito de 2020, Tonho Veríssimo (PT), ter o registro de candidatura indeferido pelo Superior Tribunal de Justiça (TSE) devido uma condenação do ano de 2015 por operar uma rádio clandestina no município. Ele chegou a ser diplomado, mas não tomou posse. O presidente da Câmara, Edmilson Reis, assumiu o município interinamente.

A eleição 

A eleição suplementar em Juazeiro do Piauí é disputada por duas coligações. O candidato Wilson Gomes (PCdoB) encabeça a chapa da situação, enquanto a oposição lançou a candidatura de Cristiano Galdino (PSD). 

Mais sobre: